Trump dá “último aviso” ao Hamas enquanto EUA realizam conversas secretas

Os EUA estão negociando diretamente com o Hamas sobre reféns e o cessar-fogo em Gaza, derrubando uma tradição de não falar com grupos que consideram organizações terroristas, de acordo com uma autoridade israelense e a Casa Branca.

Uma autoridade israelense disse à CNN que Israel está ciente dos contatos diretos entre os Estados Unidos e o Hamas. E a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou que as negociações estavam ocorrendo.

O contato foi relatado pela primeira vez pela Axios, que disse que as negociações aconteceram nas últimas semanas na capital do Catar, Doha.

Leavitt foi questionada sobre o motivo pelo qual os EUA estavam negociando “diretamente e pela primeira vez com o Hamas”.

“Quando se trata das negociações às quais você está se referindo, em primeiro lugar, o enviado especial que está envolvido nessas negociações tem autoridade para falar com qualquer pessoa”, ela afirmou, referindo-se ao enviado de reféns dos EUA, Adam Boehler.

Quando questionada sobre o escopo das negociações, Leavitt disse: “Estas são conversas e discussões em andamento. Não vou detalhá-los aqui.”

Alerta de Trump

O presidente Donald Trump emitiu um “último aviso” nesta quarta-feira (5) ao Hamas para libertar todos os reféns mantidos em Gaza.

“‘Shalom Hamas’ significa Olá e Adeus — Você pode escolher. Liberte todos os reféns agora, não depois, e devolva imediatamente todos os corpos das pessoas que você assassinou, ou ACABOU para você”, Trump postou no Truth Social.

Resposta do Hamas

O porta-voz do Hamas, Hazem Qassem, disse à CNN que a postagem de Trump nas redes sociais “complicaria as coisas relacionadas ao acordo de cessar-fogo” e encorajaria o governo de Israel a evitar implementar o acordo.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump dá “último aviso” ao Hamas enquanto EUA realizam conversas secretas no site CNN Brasil.

Gustavo Gómez, do Palmeiras, inicia confusão generalizada em EUA x Paraguai

Gustavo Gómez, zagueiro do Palmeiras, iniciou uma confusão generalizada durante o amistoso entre Estados Unidos e Paraguai na noite deste sábado (15), na Filadélfia. Nos...

Vídeo: Maduro canta “Imagine”, de John Lennon, em apelo de paz aos EUA

O líder da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um novo apelo de paz aos EUA neste sábado (15), ao cantar a música Imagine, de John...

Brasileirão: Rollheiser decide no fim, Santos vence o Palmeiras e sai do Z4

Em duelo atrasado pela 13ª rodada do Brasileirão, o Santos derrotou o Palmeiras por 1 a 0 neste sábado (15), na Vila Belmiro, e...