O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (7) que acredita que será mais fácil lidar com Moscou do que com Kiev para chegar a um acordo final para encerrar o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, afirmando que o presidente russo Vladimir Putin tem “todas as cartas”.
Trump disse que “qualquer um” na posição de Putin estaria bombardeando a Ucrânia, dada a dinâmica atual do campo de batalha. E embora Trump tenha dito que queria ajudar a Ucrânia, ele disse que Kiev precisava “se ligar” e trabalhar para um acordo de paz.
“Acho que estamos indo muito bem com a Rússia, mas agora eles estão bombardeando a Ucrânia. E a Ucrânia, estou achando mais difícil, francamente, lidar com a Ucrânia, e eles não têm as cartas”, disse Trump no Salão Oval.
“Em termos de obter um acordo final, pode ser mais fácil lidar com a Rússia, o que é surpreendente, porque eles têm todas as cartas”, ele continuou.
Mais cedo nesta sexta-feira, Trump ameaçou fazer novas sanções à Rússia, que tem lançado grandes ataques em toda a Ucrânia. No entanto, no Salão Oval, Trump ainda soou uma nota conciliatória em relação a Putin.
“Na verdade, acho que ele está fazendo o que qualquer outra pessoa faria”, disse Trump. “Acho que ele quer acabar com isso e resolver.”
“Ele [Putin] está batendo nele [Zelensky]. E acho que provavelmente qualquer pessoa nessa posição estaria fazendo isso agora. Ele quer acabar com isso”, continuou Trump.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz que Rússia tem “todas as cartas” no conflito com a Ucrânia no site CNN Brasil.