Trump mostra otimismo sobre potencial cessar-fogo e reforça papel da Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (12) que recebeu algumas mensagens positivas sobre um possível cessar-fogo na Ucrânia, e que autoridades dos EUA estão a caminho da Rússia neste momento para discutir a proposta de pausa de 30 dias nos combates.

Trump, falando com repórteres na Casa Branca, disse que esperava que eles pudessem obter o cessar-fogo, mas reforçou que agora cabia à Rússia.

As declarações se referem à proposta americana aceita, na terça-feira (11), por autoridades da Ucrânia para interromper, por 30 dias, os combates com a Rùssia, segundo um comunicado divulgado pela Casa Branca.

“A Ucrânia manifestou a sua prontidão para aceitar a proposta dos EUA de promulgar um cessar-fogo imediato e provisório de 30 dias, que pode ser prorrogado por acordo mútuo entre as partes e que está sujeito à aceitação e implementação simultânea pela Federação Russa”, diz a mensagem.

O acordo foi fechado em meio às negociações entre os EUA e a Ucrânia em Riad, capital da Arábia Saudita.

O anúncio informa, ainda, que os Estados Unidos reitraram, de forma imediata, a suspensão de compartilhamento de inteligência com a Ucrânia, e que a assistência de segurança ao país comandado pelo presidente Volodymyr Zelensky foi retomada.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump mostra otimismo sobre potencial cessar-fogo e reforça papel da Rússia no site CNN Brasil.

Déficit orçamentário dos EUA deve subir US$ 1 tri em uma década, diz órgão

Os déficits orçamentários federais dos Estados Unidos serão quase US$ 1 trilhão mais altos na próxima década do que o projetado em janeiro pelo...

Israel aprova plano na Cisjordânia que complica criação do Estado palestino

Israel deu a aprovação final para um plano controverso de construir milhares de novas unidades habitacionais na Cisjordânia, que efetivamente divide o território em...

Exportações do Japão têm maior queda em 4 anos com impactos das tarifas

As exportações do Japão registraram a maior queda mensal em cerca de quatro anos em julho, mostraram dados do governo nesta quarta-feira (20), à...