Ucrânia: Acordo de minerais será assinado quando EUA julgarem conveniente

O acordo de minerais entre os EUA e a Ucrânia será assinado quando os “parceiros” americanos considerarem conveniente, disse o chefe de gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na terça-feira (11).

“Tudo está pronto” do lado ucraniano para que o acordo de minerais prossiga, disse Andriy Yermak, após a Ucrânia afirmar que havia concordado com uma proposta dos EUA para um cessar-fogo de 30 dias.

“O rascunho deste documento foi aprovado pelo governo ucraniano. Até as pessoas que têm autoridade para assiná-lo já foram identificadas. Quanto ao lado americano, (quando) nossos parceiros considerarem conveniente, sim, esse acordo será assinado”, disse Yermak.

Yermak acrescentou que o rascunho do documento é para “um acordo quadro” e que o trabalho “em um documento mais detalhado” seguirá.

Quanto à proposta de cessar-fogo de 30 dias, Yermak disse que a Ucrânia estava “realmente satisfeita” com o resultado das negociações entre os EUA e a Ucrânia na Arábia Saudita e agora espera uma declaração clara da Rússia.

“A Rússia precisa dizer muito claramente: eles querem paz ou não, eles querem acabar com essa guerra, que começaram, ou não”, afirmou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ucrânia: Acordo de minerais será assinado quando EUA julgarem conveniente no site CNN Brasil.

Trump elogia repressão à imigração como conquista marcante dos 100 dias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou suas políticas de imigração como uma conquista marcante e uma das maiores “promessas cumpridas” de sua...

Brasil defenderá multilateralismo em encontro de segurança do Brics

O assessor para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, afirmou nesta terça-feira (29) que a importância do multilateralismo será a principal mensagem...

Trump diz que acredita que Putin “gostaria de parar a guerra” com a Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse acreditar que Vladimir Putin quer o fim da guerra com a Ucrânia em uma entrevista à...