Ucrânia e EUA se reunirão após negociações entre americanos e russos

As delegações ucraniana e norte-americana estão programadas para se reunir nesta terça-feira (25) na Arábia Saudita, após as negociações entre Rússia e EUA um dia antes sobre uma proposta limitada de cessar-fogo no Mar Negro, que Washington espera que abra caminho para negociações de paz mais amplas.

As negociações de um dia na segunda-feira (24) na Arábia Saudita entre autoridades russas e norte-americanas foram retratadas por Washington como um passo no esforço do presidente Donald Trump para acabar com a guerra de três anos.

Uma fonte da Casa Branca afirmou que o progresso estava sendo feito nas negociações de Riade e que um “anúncio positivo” era esperado “em um futuro próximo”.

Uma fonte russa informou à Reuters que as negociações de Riade foram concluídas na noite de segunda-feira e um rascunho de declaração conjunta foi enviado a Moscou e Washington para aprovação, com as partes pretendendo divulgá-lo nesta terça-feira.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, informou anteriormente que nenhum documento seria assinado, informou a agência TASS.

A CBS News informou que os Estados Unidos e a Rússia devem divulgar uma declaração conjunta na manhã desta terça-feira sobre suas negociações em Riade.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse em seu discurso noturno em vídeo na segunda-feira que seus oficiais em Riade se reunirão com a equipe de Washington após as negociações Rússia-EUA.

A emissora nacional ucraniana Suspilne citou uma fonte na delegação ucraniana dizendo que as negociações ocorrerão nesta terça-feira.

Na semana passada, a Rússia rejeitou uma proposta de Trump para um cessar-fogo total de 30 dias na Ucrânia, e até agora concordou somente com uma pausa sobre ataques à infraestrutura de energia.

Na segunda-feira, Trump listou questões que ele anunciou estarem na mesa: “Estamos falando sobre território agora. Estamos falando sobre linhas de demarcação, sobre poder, propriedade de usinas de energia.”

Quando as negociações entre Rússia e Estados Unidos começaram na segunda-feira, Kiev e Moscou continuaram seus ataques, com os ucranianos dizendo que um ataque de míssil russo feriu pelo menos 88 pessoas e os russos acusando a Ucrânia de um ataque direcionado que matou dois jornalistas e o motorista deles.

“Moscou fala de paz enquanto realiza ataques brutais em áreas residenciais densamente povoadas nas principais cidades ucranianas”, declarou o Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha.

Ele continuou expressando que, “em vez de fazer declarações vazias sobre paz, a Rússia deve parar de bombardear nossas cidades e acabar com sua guerra contra civis.”

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ucrânia e EUA se reunirão após negociações entre americanos e russos no site CNN Brasil.

Abel antes da final: “preparados para reverter o resultado”

Antes da bola rolar entre Corinthians x Palmeiras, pela final do Paulistão, Abel Ferreira projetou a grande decisão e disse que reverter o resultado...

Presidente do Corinthians protesta contra intervalo das finais do Paulistão

O presidente do Corinthians, Augusto Melo, reclamou do intervalo entre os dois jogos das finais do Paulistão 2025. Corinthians e Palmeiras decidem o título...

Governo prorroga MP e pagará reajuste de servidores federais em 2 de maio

O governo anunciou nesta quinta-feira (27) que vai prorrogar uma medida provisória (MP) que viabiliza os reajustes salariais acordados com os servidores federais. O...