Ucrânia e EUA se reunirão após negociações entre americanos e russos

As delegações ucraniana e norte-americana estão programadas para se reunir nesta terça-feira (25) na Arábia Saudita, após as negociações entre Rússia e EUA um dia antes sobre uma proposta limitada de cessar-fogo no Mar Negro, que Washington espera que abra caminho para negociações de paz mais amplas.

As negociações de um dia na segunda-feira (24) na Arábia Saudita entre autoridades russas e norte-americanas foram retratadas por Washington como um passo no esforço do presidente Donald Trump para acabar com a guerra de três anos.

Uma fonte da Casa Branca afirmou que o progresso estava sendo feito nas negociações de Riade e que um “anúncio positivo” era esperado “em um futuro próximo”.

Uma fonte russa informou à Reuters que as negociações de Riade foram concluídas na noite de segunda-feira e um rascunho de declaração conjunta foi enviado a Moscou e Washington para aprovação, com as partes pretendendo divulgá-lo nesta terça-feira.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, informou anteriormente que nenhum documento seria assinado, informou a agência TASS.

A CBS News informou que os Estados Unidos e a Rússia devem divulgar uma declaração conjunta na manhã desta terça-feira sobre suas negociações em Riade.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse em seu discurso noturno em vídeo na segunda-feira que seus oficiais em Riade se reunirão com a equipe de Washington após as negociações Rússia-EUA.

A emissora nacional ucraniana Suspilne citou uma fonte na delegação ucraniana dizendo que as negociações ocorrerão nesta terça-feira.

Na semana passada, a Rússia rejeitou uma proposta de Trump para um cessar-fogo total de 30 dias na Ucrânia, e até agora concordou somente com uma pausa sobre ataques à infraestrutura de energia.

Na segunda-feira, Trump listou questões que ele anunciou estarem na mesa: “Estamos falando sobre território agora. Estamos falando sobre linhas de demarcação, sobre poder, propriedade de usinas de energia.”

Quando as negociações entre Rússia e Estados Unidos começaram na segunda-feira, Kiev e Moscou continuaram seus ataques, com os ucranianos dizendo que um ataque de míssil russo feriu pelo menos 88 pessoas e os russos acusando a Ucrânia de um ataque direcionado que matou dois jornalistas e o motorista deles.

“Moscou fala de paz enquanto realiza ataques brutais em áreas residenciais densamente povoadas nas principais cidades ucranianas”, declarou o Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha.

Ele continuou expressando que, “em vez de fazer declarações vazias sobre paz, a Rússia deve parar de bombardear nossas cidades e acabar com sua guerra contra civis.”

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ucrânia e EUA se reunirão após negociações entre americanos e russos no site CNN Brasil.

Vídeo: desonesto e antiético, Bocalom esconde placa de obra custeada pelo Governo Lula

O prefeito Tião Bocalom mandou remover de local visível ao público uma placa informando valores e prazo de execução de uma obra custeada pelo...

Afonso e Solange tem recaída que gera gravidez em ‘Vale Tudo’

Afonso colocará seu relacionamento com Maria de Fátima para cair nos próximos capítulos de “Vale Tudo”, da Globo. Após uma briga com a esposa,...

Kevin O Chris resgata batidas dos anos 90 em seu novo álbum

Kevin O Chris, um dos principais nomes do funk carioca, lança seu novo álbum “VoltMix” na próxima sexta-feira (18/7). Com o título do projeto,...