Usuários afirmam que pasta de dente comum pode causar alergia grave

Usuários da pasta de dente da linha Colgate Total Clean Mint têm relatado nas redes sociais e em sites de atendimento ao consumidor que sofreram reações alérgicas graves após o uso do produto.

Entre os sintomas descritos estão feridas na boca, lesões semelhantes a aftas, inflamações na gengiva e na língua e inchaços graves que os impedem inclusive de se alimentar. As reclamações questionam a segurança da nova fórmula da marca, que foi trocada recentemente.

Mudança na fórmula gera polêmica

O novo creme dental substituiu o fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho. Ambos têm a função de atuar como flúor, estimulando a limpeza dos dentes, mas a troca parece aumentado o risco de reações alérgicas.

A dentista Ianara Pinho, de Brasília, explica que a substituição pode ser responsável pelos sintomas. “A mudança do creme dental anterior, sem o Clean Mint, para este, levou a uma série de reclamações. Pacientes estão apresentando descamação da mucosa, aftas e irritação na gengiva. Provavelmente, são alérgicos à fórmula nova”, afirma.

A profissional destaca que, embora o fluoreto de estanho seja seguro para a maioria, algumas pessoas podem ter desenvolvido sensibilidade ao componente e devem parar o uso caso tenham qualquer sintoma.

8 imagens

1 de 8

Nova fórmula Clean Mint tem causado reações alérgicas em alguns usuários

Divulgação

2 de 8

Reprodução

3 de 8

Reprodução

4 de 8

Reprodução

5 de 8

Reprodução

6 de 8

Reprodução

7 de 8

Reprodução

8 de 8

Reprodução

Colgate afirma monitorar relatos

A Colgate respondeu às acusações afirmando que a nova fórmula é resultado de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento. “Seu uso é seguro e não esperamos relatos de reações aos nossos produtos”, disse a empresa. A fabricante reforça que o produto passou por testes rigorosos e é aprovado por agências regulatórias globais.

“Algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a determinados ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossa equipe monitora atentamente esses tipos de relatos e acompanha cada situação individualmente. Para consumidores com dúvidas, contamos com um canal de atendimento por meio do 0800 703 7722”, afirmou a empresa em nota enviada ao Metrópoles.

Para quem apresenta sensibilidade ao fluoreto de estanho, especialistas recomendam a busca por cremes dentais com fórmulas mais simples ou sem componentes potencialmente irritantes. A polêmica serve como alerta para a importância de testar novos produtos com cautela e buscar orientação profissional em caso de reações adversas.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

PIS/Pasep: Governo paga lote extra de R$ 156 milhões do abono salarial hoje

Cerca de 152,4 mil trabalhadores com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023 com salário de até dois mínimos receberão um dinheiro...

Parque Villa-Lobos inaugura árvore de natal oficial de SP neste sábado (15)

A inauguração da árvore de Natal oficial da cidade de São Paulo, localizada no Parque Villa-Lobos, na zona oeste da capital, acontece neste sábado...

EUA farão novos exercícios militares em Trinidad e Tobago

Os Estados Unidos realizarão novos exercícios militares em Trinidad e Tobago durante cinco dias, a partir de domingo (16), segundo anúncio do país caribenho. O...