Ícone do site O SERINGAL

Veja como se preparar para buscar o consignado CLT, que começa sexta

veja-como-se-preparar-para-buscar-o-consignado-clt,-que-comeca-sexta

Veja como se preparar para buscar o consignado CLT, que começa sexta

O consignado privado para trabalhadores sob o regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) começa a partir desta sexta-feira (21/3). Por meio da medida, o celetista pode contratar empréstimos com juros mais baixos.

Batizado de Crédito do Trabalhador, o programa amplia a oferta do empréstimo consignado a empregados do regime CLT. A modalidade de crédito existe desde 2003, mas apenas para um grupo específico.

Até esta quinta-feira (20/3), o consignado é restrito a aposentados, funcionários públicos e parte pequena dos trabalhadores privados (os que trabalham em empresas que têm convênios com alguns bancos). Nesta sexta, ele é liberado para celetistas.


Como vai funcionar


A expectativa é de que mais de 80 instituições financeiras sejam habilitadas para ofertar o crédito.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estima que 19 milhões de celetistas devem optar pela consignação dos salários no período de quatro anos, o que pode representar mais de R$ 120 bilhões em empréstimos contratados.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que as instituições financeiras vão disputar entre si para “conquistar” os trabalhadores que buscarem um empréstimo consignado.

“Vai ter uma disputa entre elas [instituições financeiras] para poder te conquistar. E a conquista, seguramente, será pela menor taxa que cada um oferecer. Dessa forma, achamos que vai reduzir bastante os juros praticados no dia de hoje”, afirmou Marinho durante o programa “Bom dia, Ministro”, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile