58% dos brasileiros perceberam aumento na criminalidade, diz Datafolha

Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado (12) aponta que 58% dos brasileiros perceberam aumento da criminalidade em suas cidades. O levantamento, realizado entre 1 e 3 de abril, ouviu 3.054 pessoas em 172 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A percepção de aumento da criminalidade é predominante em diferentes grupos demográficos. Enquanto 58% relatam aumento da criminalidade, 25% acreditam que a situação se manteve estável. Apenas 15% dos entrevistados percebem uma diminuição dos crimes.

A percepção de aumento da criminalidade é maior entre mulheres (62%), moradores de regiões metropolitanas (66%) e da região Sudeste. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, essa percepção é menor. No interior, 51% dos entrevistados também relatam aumento da criminalidade.

Entre os homens, 52% percebem aumento na criminalidade, enquanto 19% notam diminuição. A pesquisa Datafolha revela que a diferença entre homens e mulheres chega a dez pontos percentuais.

A percepção sobre a criminalidade varia entre as faixas de renda. Entre quem ganha mais de dez salários mínimos, 64% relatam aumento da criminalidade, enquanto 12% percebem diminuição. Para quem ganha menos de dois salários mínimos, 59% relatam piora na violência e 16% relatam melhora.

Na faixa de renda entre cinco e dez salários mínimos, 50% dos entrevistados percebem piora na criminalidade, 31% acreditam na estabilidade e 16% relatam melhora. A margem de erro para essa faixa de renda é de cinco pontos percentuais.

Além da percepção sobre a criminalidade nas cidades, a pesquisa Datafolha questionou os entrevistados sobre a segurança em seus bairros. Os números revelam que 44% dos entrevistados relataram aumento da criminalidade em suas vizinhanças, enquanto 38% não notaram mudanças. Outros 19% dos entrevistados afirmam que a criminalidade diminuiu em seus bairros.

A CNN procurou o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para comentar a pesquisa. O texto será atualizado assim que houver retorno.

Este conteúdo foi originalmente publicado em 58% dos brasileiros perceberam aumento na criminalidade, diz Datafolha no site CNN Brasil.

Bocalom põe Rio Branco em 2º plano e reúne todos os secretários antes de anunciar candidatura a governador

Um a um, os secretários municipais em Rio Branco vão chegando ao gabinete do prefeito Sebastião Bocalom, na manhã desta segunda-feira. A convocação foi...

Consumir açúcar pode ajudar ou atrapalhar a saúde mental? Entenda

Estudo sugere que pequenas quantidades de açúcar podem não ser vilãs para o cérebro, mas exageros estão associados a depressão e ansiedade Fonte: Metrópoles

Copinha: confira horários dos jogos das quartas nesta segunda-feira

Copinha conhecerá os outros dois semifinalistas da competição nesta segunda-feira (19/1). Grêmio e Cruzeiro foram os primeiros classificados Fonte: Metrópoles