“A pauta do Brasil é poder exercer o livre mercado”, diz Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta terça-feira (8) que considera políticas protecionistas um “retrocesso econômico” e que a “pauta do Brasil” é poder exercer o livre mercado.

Hugo deu a declaração no evento de inauguração da “Casa da Liberdade”, nova sede da Frente Parlamentar do Livre Mercado. Na cerimônia, a deputada Carol de Toni (PL-SC) tomou posse como presidente do colegiado.

“De tudo o que vem acontecendo no mundo — na minha avaliação, com retrocesso econômico, com a nova realidade de imposição de tarifas — estamos deixando de lado o multilateralismo para retrocedermos e voltarmos à política do bilateralismo e protecionismo econômico. Essa não é a pauta do Brasil. A pauta do Brasil é poder exercer o livre mercado”, afirmou.

O deputado faz referência às medidas tarifárias impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na última semana, foi anunciada a aplicação de tarifas de importação de 10% aos produtos oriundos do Brasil.

Trump anunciou ainda 34% de tarifas sobre a China, que retaliou com taxas recíprocas no mesmo valor. Nesta terça, o norte-americano fez uma nova ofensiva e aumentou as tarifas, que chegam a 104%.

O cenário gerou um receio global em investidores, ocasionando na alta do dólar e no derretimento de bolsas de valores. Especialistas temem uma recessão mundial.

Para Hugo, este é um momento para cautela nos posicionamentos internacionais do Brasil e a luta pelo livre comércio — capitaneada pela frente parlamentar — é essencial.

“O Brasil tem desafios econômicos muito grandes para este ano de 2025 e a frente vem justamente para ajudar nesse enfrentamento. Claro que o Congresso presta um papel fundamental nesse posicionamento que o Brasil tem que ter diante de toas as incertezas que enfrentamos. Incertezas internas e eternas”, disse.

O parlamentar relembrou ainda a aprovação na Câmara dos deputados do projeto de lei da reciprocidade econômica. Uma resposta a Trump, o texto determina critérios para a reciprocidade em caso de barreiras comerciais a produtos brasileiros. A intenção é contornar possíveis sobretaxas de outros países, em especial para produtos do setor do agronegócio.

“Esse projeto posiciona o Brasil numa condição de agir e reagir, se necessário, a tudo que venha prejudicar nossa economia e nossas exportações”, declarou Hugo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “A pauta do Brasil é poder exercer o livre mercado”, diz Hugo Motta no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Vídeo mostra mulher comprando ovo de Páscoa que matou criança envenenada no Maranhão

Jordélia Pereira Barbosa, de 35 anos, mulher acusada de envenenar uma família com um ovo de Páscoa, foi flagrada por câmeras de segurança no...

Nada de enjoo! Carol Peixinho revela como descobriu gravidez

Carol Peixinho está grávida de seu primeiro filho com o cantor Thiaguinho, com quem tem um relacionamento há quase 4 anos. Os dois serão...

Davi Brito vira réu por violência psicológica contra ex-namorada

Mais uma polêmica envolvendo o campeão do BBB24, Davi Brito veio à tona nesta quinta-feira (17/4). Agora, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJMA)...