“A pauta do Brasil é poder exercer o livre mercado”, diz Hugo Motta

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta terça-feira (8) que considera políticas protecionistas um “retrocesso econômico” e que a “pauta do Brasil” é poder exercer o livre mercado.

Hugo deu a declaração no evento de inauguração da “Casa da Liberdade”, nova sede da Frente Parlamentar do Livre Mercado. Na cerimônia, a deputada Carol de Toni (PL-SC) tomou posse como presidente do colegiado.

“De tudo o que vem acontecendo no mundo — na minha avaliação, com retrocesso econômico, com a nova realidade de imposição de tarifas — estamos deixando de lado o multilateralismo para retrocedermos e voltarmos à política do bilateralismo e protecionismo econômico. Essa não é a pauta do Brasil. A pauta do Brasil é poder exercer o livre mercado”, afirmou.

O deputado faz referência às medidas tarifárias impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na última semana, foi anunciada a aplicação de tarifas de importação de 10% aos produtos oriundos do Brasil.

Trump anunciou ainda 34% de tarifas sobre a China, que retaliou com taxas recíprocas no mesmo valor. Nesta terça, o norte-americano fez uma nova ofensiva e aumentou as tarifas, que chegam a 104%.

O cenário gerou um receio global em investidores, ocasionando na alta do dólar e no derretimento de bolsas de valores. Especialistas temem uma recessão mundial.

Para Hugo, este é um momento para cautela nos posicionamentos internacionais do Brasil e a luta pelo livre comércio — capitaneada pela frente parlamentar — é essencial.

“O Brasil tem desafios econômicos muito grandes para este ano de 2025 e a frente vem justamente para ajudar nesse enfrentamento. Claro que o Congresso presta um papel fundamental nesse posicionamento que o Brasil tem que ter diante de toas as incertezas que enfrentamos. Incertezas internas e eternas”, disse.

O parlamentar relembrou ainda a aprovação na Câmara dos deputados do projeto de lei da reciprocidade econômica. Uma resposta a Trump, o texto determina critérios para a reciprocidade em caso de barreiras comerciais a produtos brasileiros. A intenção é contornar possíveis sobretaxas de outros países, em especial para produtos do setor do agronegócio.

“Esse projeto posiciona o Brasil numa condição de agir e reagir, se necessário, a tudo que venha prejudicar nossa economia e nossas exportações”, declarou Hugo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “A pauta do Brasil é poder exercer o livre mercado”, diz Hugo Motta no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Grizzlies ofuscam brilho de Davis, vencem Mavs e vão aos playoffs da NBA

Está definido o último classificado aos playoffs da NBA. O Memphis Grizzlies confirmou o favoritismo, ofuscou grande apresentação de Anthony Davis e despachou o...

Putin anuncia cessar-fogo temporário na Ucrânia durante Páscoa

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou neste sábado (19) um cessar-fogo temporário durante o feriado de Páscoa com a Ucrânia. Segundo o governo russo,...

PM de folga reage a assalto e mata dois suspeitos no Rio de Janeiro

Dois suspeitos foram mortos por um policial militar de folga durante uma tentativa de assalto na Rua Ventura, no bairro de Xerém, em Duque...