Acordo nuclear: Irã diz que “enriquecimento de urânio não é negociável”

O Irã reforçou seu direito de enriquecer urânio e acusou o governo Trump de enviar sinais contraditórios após declarações do enviado dos Estados Unidos para o Médio Oriente, Steve Witkoff.

“O (programa) de enriquecimento do Irã é uma questão real e genuína, e estamos prontos para construir confiança em relação a possíveis preocupações, mas a questão do enriquecimento não é negociável”, disse o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, a repórteres nesta quarta-feira (17), informou a estatal Press TV.

Witkoff pareceu contradizer a posição dos EUA esta semana. Ele havia dito à Fox News que o Irã não deveria precisar de enriquecer urânio acima de 3,67% para executar um programa civil, parecendo aceitar que Teerã manteria um programa nuclear.

Depois, na terça-feira (15), ele assumiu uma posição mais extrema, postando no X que “o Irã deve parar e eliminar o seu programa de enriquecimento nuclear e de armamento”.

“Ouvimos posições contraditórias e conflitantes, e o Sr. Witkoff falou de várias maneiras até agora”, disse Araghchi. “As reais posições serão esclarecidas na mesa de negociações.”

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baqaei, opinou nesta quinta-feira no X, comparando a mudança de posição dos EUA a “uma falta profissional e um ato injusto no futebol”.

“Na diplomacia, qualquer mudança desse tipo (impulsionada por falcões que não conseguem compreender a lógica/arte de fazer acordos de bom senso) poderia simplesmente arriscar que qualquer abertura desmoronasse”, escreveu ele. “Isso pode ser percebido como falta de seriedade, muito menos de boa fé… Ainda estamos em modo de teste.”

Uma segunda rodada de negociações nucleares entre o Irã e os EUA é esperada para sábado (19).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Acordo nuclear: Irã diz que “enriquecimento de urânio não é negociável” no site CNN Brasil.

Mara Viana, campeã do BBB, conclui 3ª graduação e agradece ao reality

Mara Viana, vencedora do Big Brother Brasil 6, comemorou na última terça-feira (29/7) a conclusão da graduação em Psicologia em uma universidade da Bahia. ...

Haddad: governo lançará plano de apoio à indústria e ao emprego

Um dia após o governo dos Estados Unidos oficializar a imposição de tarifas unilaterais de 50% contra produtos brasileiros, o ministro da Fazenda, Fernando...

iPhone, Instagram, Gmail: entenda sanções da Lei Magnitsky contra Moraes

Nesta quarta-feira (30), o governo dos Estados Unidos anunciou a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de...