Acordo nuclear: Irã diz que “enriquecimento de urânio não é negociável”

O Irã reforçou seu direito de enriquecer urânio e acusou o governo Trump de enviar sinais contraditórios após declarações do enviado dos Estados Unidos para o Médio Oriente, Steve Witkoff.

“O (programa) de enriquecimento do Irã é uma questão real e genuína, e estamos prontos para construir confiança em relação a possíveis preocupações, mas a questão do enriquecimento não é negociável”, disse o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, a repórteres nesta quarta-feira (17), informou a estatal Press TV.

Witkoff pareceu contradizer a posição dos EUA esta semana. Ele havia dito à Fox News que o Irã não deveria precisar de enriquecer urânio acima de 3,67% para executar um programa civil, parecendo aceitar que Teerã manteria um programa nuclear.

Depois, na terça-feira (15), ele assumiu uma posição mais extrema, postando no X que “o Irã deve parar e eliminar o seu programa de enriquecimento nuclear e de armamento”.

“Ouvimos posições contraditórias e conflitantes, e o Sr. Witkoff falou de várias maneiras até agora”, disse Araghchi. “As reais posições serão esclarecidas na mesa de negociações.”

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Esmaeil Baqaei, opinou nesta quinta-feira no X, comparando a mudança de posição dos EUA a “uma falta profissional e um ato injusto no futebol”.

“Na diplomacia, qualquer mudança desse tipo (impulsionada por falcões que não conseguem compreender a lógica/arte de fazer acordos de bom senso) poderia simplesmente arriscar que qualquer abertura desmoronasse”, escreveu ele. “Isso pode ser percebido como falta de seriedade, muito menos de boa fé… Ainda estamos em modo de teste.”

Uma segunda rodada de negociações nucleares entre o Irã e os EUA é esperada para sábado (19).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Acordo nuclear: Irã diz que “enriquecimento de urânio não é negociável” no site CNN Brasil.

Influenciadora e cunhada de Bruno Henrique é investigada pela PF. Saiba quem é

Além de Bruno Henrique, atacante do Flamengo indiciado pela Polícia Federal por envolvimento em um esquema de manipulação de resultados por meio de cartões,...

Homem que deu facada em Bolsonaro vive em cela de 6m² e rejeita tratamento psiquiátrico

Mais de seis anos após o atentado contra o então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, em 2018, o nome de Adélio Bispo de Oliveira...

Bolsonaro permanece na UTI e segue sem previsão de alta, diz equipe médica

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, em acompanhamento pós-operatório. A equipe...