Animação inova ao abordar cotidiano de personagens neurodivergentes

Um novo projeto de animação infantil brasileiro caminha para chegar ao público com uma proposta que promete transformar a maneira como se aborda o desenvolvimento emocional e social das crianças.

Criado pela psicóloga Juliana Carvalho Barbato e pelo produtor audiovisual Thiago Barros de Andrade, “Turminha da Jujuba” aposta em um conteúdo educativo e afetivo, ambientado em uma vila fictícia onde a empatia e a diversidade ganham protagonismo.

A série apresenta episódios de oito minutos, protagonizados por personagens como Pandu, o panda, Caco, o macaco, Rafa, a raposa, Nino, o rinoceronte e a girafa Jujuba, que conduz as histórias. Cada episódio aborda situações do dia a dia da infância — desde a hora de escovar os dentes até a dificuldade em lidar com frustrações ou mudanças de rotina — sempre de forma lúdica e cuidadosamente pensada.

O diferencial da série está na construção dos personagens, que apresentam comportamentos e formas de interação inspiradas em perfis diversos de desenvolvimento.

“Turminha da Jujuba” convida o público a compreender diferentes jeitos de ver o mundo — sem rótulos ou explicações didáticas. Aqueles que convivem com crianças neurodivergentes certamente reconhecerão traços familiares nos protagonistas.

A neurodivergência não é sinônimo de deficiência ou doença, mas de um funcionamento diferente. Importante reconhecer e celebrar a neurodiversidade, valorizando as diferentes formas de pensar e aprender.

Segundo Juliana, que atua há mais de dez anos com desenvolvimento infantil no Brasil e nos Estados Unidos, o objetivo é criar uma experiência envolvente que vá além do entretenimento.

“A gente quer ajudar a construir pontes de compreensão. As crianças se encantam com os personagens e, ao mesmo tempo, aprendem sobre respeito, acolhimento e formas mais suaves de se comunicar”, explica a psicóloga.

A série utiliza estratégias da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), vídeo-modelação e histórias sociais para reforçar o aprendizado de maneira leve e eficaz. E tudo isso sem nunca perder a essência encantadora de uma boa história.

Na parte executiva, o projeto é liderado por Thiago Andrade, da produtora 12 Filmes.



Fonte: Portal LEODIAS

Fernanda Torres lamenta morte da sogra: “Uma mulher impressionante”

Fernanda Torres usou as redes sociais neste domingo (17/8) para lamentar a morte da sogra, Irina Popow. Mãe do marido da atriz, o diretor...

Igor Jesus tem estreia discreta na Premier League; saiba como foi

Igor Jesus fez seu primeiro jogo oficial pelo Nottingham Forest na manhã deste domingo (17). O atacante entrou em campo na vitória sobre o Brentford,...

Morte de Silvio Santos completa 1 ano: o que mudou no SBT?

Há um ano, o Brasil acompanhava a morte de Silvio Santos, considerado um dos maiores comunicadores do país, aos 93 anos, em decorrência de...