Antonio Banderas presta tributo ao Papa Francisco: “Homem de misericórdia”

Antonio Banderas usou as redes sociais para homenagear o Papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. Em um post bilíngue, em espanhol e inglês, o ator espanhol descreveu o líder da Igreja Católica como um exemplo de compaixão. “Morre o Papa Francisco, um homem que, como chefe da Igreja Católica, demonstrou bondade, amor e misericórdia para com os mais necessitados”, escreveu o artista, que se declara católico praticante.

Papa Francisco: Funeral será simples e decisões inéditas surpreendem

O Vaticano confirmou que Jorge Mario Bergoglio — nome de batismo de Francisco — faleceu às 2h35 (horário de Brasília), ou 7h35 no horário local. Ele ocupou o papado durante 12 anos, sendo o primeiro pontífice latino-americano da história. O comunicado oficial da Santa Sé destacou que Francisco viveu “dedicado ao serviço do Senhor e de Sua Igreja” e agradeceu por seu “exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus”.

Última aparição pública e agravamento da saúde

A última aparição pública de Francisco aconteceu no Domingo de Páscoa (20). Embora tenha surgido na sacada da Basílica de São Pedro, ele não celebrou a missa, devido à fragilidade causada por uma pneumonia bilateral. A homilia pascal foi lida pelo cardeal Angelo Comastri, arcipreste emérito do templo.

Veja a última aparição pública do Papa Francisco no domingo de Páscoa

Desde fevereiro, o Papa vinha enfrentando um quadro de saúde delicado. Após uma primeira internação, começou a ter dificuldades para discursar nas audiências. Em diversas ocasiões, pediu que seus auxiliares o substituíssem nas leituras dos sermões. No dia 14 daquele mês, foi internado no hospital Agostino Gemelli, em Roma, onde recebeu o diagnóstico de uma infecção polimicrobiana e, em seguida, de pneumonia nos dois pulmões.

Legado de um líder próximo dos marginalizados

Mesmo hospitalizado, Francisco manteve-se presente em algumas agendas religiosas, demonstrando seu esforço em continuar próximo aos fiéis. Ele chegou a pedir desculpas por faltar a uma das orações dominicais e, segundo fontes do Vaticano, participou ativamente das decisões internas até seus últimos dias.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!        

A homenagem de Antonio Banderas ecoa o que muitos líderes mundiais e fiéis têm compartilhado: a imagem de um papa que tentou aproximar a Igreja dos marginalizados e defender os valores do Evangelho com firmeza e humanidade.

O post Antonio Banderas presta tributo ao Papa Francisco: “Homem de misericórdia” apareceu primeiro em OFuxico.



Fonte: OFuxico

Por que os EUA estão enfrentando tantas enchentes repentinas?

Inundações repentinas chamaram atenção no início deste mês nos Estados Unidos, com recordes sendo quebrados quase consecutivamente em várias regiões do país, como no...

Putin está pronto para discutir paz na Ucrânia, diz porta-voz do Kremlin

O presidente russo, Vladimir Putin, está pronto para avançar em direção a um acordo de paz com a Ucrânia, mas o principal objetivo de...

Terremoto de magnitude 7,4 atinge a região leste da Rússia, diz agência

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a costa da região de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, neste domingo (20), informaram agências de monitoramento...