Anvisa aprova vacina contra chikungunya desenvolvida pelo Butantan

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (14/4), o registro definitivo da vacina contra a chikungunya desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Valneva. O imunizante poderá ser aplicado na população com 18 anos ou mais.

Esta é a primeira vacina autorizada contra a doença. A chikungunya é uma doença febril que pode causar dor crônica, especialmente nas articulações. Só em 2024, ela afetou 620 mil pessoas no mundo. Os países com mais casos são Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia.

Proteção contra chikungunya

A vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa farmacêutica franco-austríaca foi testada nos Estados Unidos, em um estudo clínico com 4 mil voluntários de 18 a 65 anos.

Os resultados mostraram que 98,9% dos participantes produziram anticorpos que neutralizavam o vírus. Os níveis desses anticorpos se mantiveram robustos por ao menos seis meses.

Os resultados do estudo foram publicados na revista científica The Lancet, em junho de 2023.

Além da Anvisa, a vacina também tem registro pelas agências reguladoras dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), e da União Europeia, a European Medicines Agency (EMA).

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Tarifaço de Trump deixa casamentos mais caros nos EUA

Dois milhões de casamentos acontecem nos Estados Unidos todos os anos, mas são um evento verdadeiramente internacional. Da aliança ao bolo, das cadeiras às...

CPMI ouve dirigente de associação citada no escândalo do INSS

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) toma, nesta segunda-feira (10), o depoimento de Igor Dias Delecrode,...

Câncer de próstata: Dr. Kalil aponta pico de incidência aos 70 anos

O câncer de próstata apresenta maior incidência em homens por volta dos 70 anos de idade, sendo a faixa etária um dos principais fatores...