Anvisa aprova vacina contra chikungunya desenvolvida pelo Butantan

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (14/4), o registro definitivo da vacina contra a chikungunya desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Valneva. O imunizante poderá ser aplicado na população com 18 anos ou mais.

Esta é a primeira vacina autorizada contra a doença. A chikungunya é uma doença febril que pode causar dor crônica, especialmente nas articulações. Só em 2024, ela afetou 620 mil pessoas no mundo. Os países com mais casos são Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia.

Proteção contra chikungunya

A vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa farmacêutica franco-austríaca foi testada nos Estados Unidos, em um estudo clínico com 4 mil voluntários de 18 a 65 anos.

Os resultados mostraram que 98,9% dos participantes produziram anticorpos que neutralizavam o vírus. Os níveis desses anticorpos se mantiveram robustos por ao menos seis meses.

Os resultados do estudo foram publicados na revista científica The Lancet, em junho de 2023.

Além da Anvisa, a vacina também tem registro pelas agências reguladoras dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), e da União Europeia, a European Medicines Agency (EMA).

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

O que fazer antes do segundo dia do Enem 2025: estudar ou relaxar?

Cerca de 4 milhões de estudantes fizeram 90 questões de linguagens e ciências humanas no domingo (9). Os candidatos ainda escreveram uma redação com...

Trump parece cochilar durante anúncio na Casa Branca e gera polêmica

Imagens do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aparentemente fechando os olhos durante um anúncio no Salão Oval, na semana passada, viralizaram nas redes...

Bolsas da Europa sobem mais de 1% com possível fim de shutdown nos EUA

As bolsas europeias operam em alta de mais de 1% na manhã desta segunda-feira (10), embaladas por um clima de otimismo nos mercados globais,...