BBB25: insistência de Maike é agressão? O que dizem especialistas

O comportamento do participante do BBB 25 Maike Cruz durante a madrugada desta quinta-feira (10) gerou polêmica dentro e fora da casa do reality show.

Na área externa da casa, enquanto os brothers comemoravam o Top 8 da edição após a produção ter fornecido bebida alcoólica, Maike mordeu Renata Saldanha – participante com quem ele tem um affair no programa – e, em outra ocasião, puxou o cabelo da sister, mesmo com a bailarina pedindo que ele parasse.

Durante estes momentos, o brother chegou a levar diversos avisos de “atenção” da produção do programa. E a repercussão dos vídeos fez com que internautas passassem a pedir a expulsão dele do BBB.

CNN ouviu duas psicólogas sobre esse comportamento de Maike, que pode ser considerado agressivo. Segundo a psicóloga Raquel Baldo, essa dificuldade de Maike em ouvir e aceitar o “não” de Renata, que pede para ele parar com esses comportamentos, deve ser vista como parte de uma estrutura cultural patriarcal e machista.

“O ‘não’ dela não tem valor, e é subentendido ali pelo homem como se fosse convite, um desafio, uma disputa. Como se ela quisesse ser conquistada”, diz Baldo.

Segundo a profissional, os próprios gestos de Maike – como morder e puxar o cabelo – são gestos bem primitivos: “[Como se ele quisesse] marcar esse território e determinar que ela é minha posse, porque isso me torna um homem mais viril frente ao mundo”.

Niceia Requião, psicóloga especialista em sexualidade humana, concorda com Baldo e declara que uma cultura em que a educação sexual ainda é cercada por tabus e desinformação, contribui muito para que esse tipo de comportamento se perpetue.

“Consentimento deveria fazer parte dessa educação desde a primeira infância, porém, é um assunto pouco valorizado e, como consequência na fase adulta, facilmente anulado pelas estereotipias culturais ou banalizado. A base do consentimento é justamente o respeito nas relações humanas, quando ocorre a violação desse direito, podemos sim entender como atitude agressiva”, explica.

Muitas vezes, o comportamento inconveniente de um homem também passa a ser justificado pelo fato dos dois terem um relacionamento. Como se, neste caso, Renata estivesse provocando o desejo de Maike. “A mulher se torna culpada pela falta de controle emocional e sexual do homem”, continua Baldo.

Requião também salienta que, de forma geral, muitos fatores podem contribuir para o homem ter este tipo de comportamento. Ela exemplifica que uma educação deficitária em empatia, respeito, um ambiente familiar onde o desrespeito é naturalizado e prevalece a masculinidade toxica, reduz a autoestima desse homem.

“É importante pensarmos que esse fatores não justificam tal comportamento, mas podem nos ajudar a entender suas raízes.”

Como o que você veste pode afetar seu comportamento

Este conteúdo foi originalmente publicado em BBB25: insistência de Maike é agressão? O que dizem especialistas no site CNN Brasil.

Mourinho compara Benfica a Lewis Hamilton para rebater críticas de rival

Durante entrevista coletiva realizada neste sábado (27), José Mourinho, técnico do Benfica, respondeu às recentes declarações de Frederico Varandas, presidente do Sporting, rival histórico...

“Pluribus”: Vince Gilligan detalha final perturbador da 1ª temporada

Alerta de spoiler: o texto a seguir contém spoilers da 1ª temporada de “Pluribus” O episódio final da primeira temporada de “Pluribus”, de Vince Gilligan...

Corpo é localizado após queda de ultraleve em Copacabana, diz Bombeiros

Um corpo foi localizado no mar de Copacabana, na altura do Posto 3, após a queda de um avião ultraleve no início da tarde...