Bebês gigantes: médicos explicam por que alguns nascem tão grandes

Durante o pré-natal, as gestantes fazem o acompanhamento detalhado da saúde do bebê para saber se ele está se desenvolvendo bem. Mas, na hora do parto, algumas mães se surpreendem com o tamanho de seus filhos, que acabam nascendo grandes para a idade gestacional.

Essas crianças são carinhosamente chamadas de super bebês ou bebês gigantes. A macrossomia fetal é definida como peso ao nascer maior ou igual a 4 kg e pode ser resultado de diferentes fatores.

Um caso de bebê gigante chamou atenção este mês. João Vitor nasceu com impressionantes 6,266 kg e 59 cm em Caratinga, Minas Gerais. O parto aconteceu na quinta-feira (3/4), no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora — o menino se tornou o maior bebê já nascido no local.

“Apesar de sentir a barriga bem grande e dificuldade para me movimentar, eu não sabia que ele seria tão grande”, conta a mãe, Maria José, surpresa.

Por que alguns bebês nascem maiores do que a média?

Um bebê muito grande pode ser resultado de algumas circunstâncias, como: pais que são grandes, diabetes gestacional e/ou presença de alguma síndrome genética.

“O que mais preocupa é a diabetes gestacional, pois a condição cursa com macrosomia. O aumento da glicose materna estimula o crescimento fetal devido a uma descompensação glicêmica”, explica o obstetra Evaldo Trajano, coordenador do Serviço de Medicina Materno Fetal da Maternidade Brasília, da Rede Américas.

A médica Lucia Pedroso Barbosa, coordenadora de medicina fetal do Exame Medicina Diagnóstica, da Dasa, ressalta a importância de um pré-natal adequado para monitorar as taxas da mãe.

“A diabetes gestacional mal conduzida é a causa mais determinante e frequente de bebês que nascem muito acima da curva de crescimento esperada”, aponta.

Segundo Lucia, o acompanhamento adequado envolve a avaliação da curva glicêmica nos momentos apropriados e a observação atenta da curva de crescimento do bebê, bem como da quantidade de líquido amniótico. Os resultados desses exames podem otimizar o manejo da diabetes gestacional.

Bebês gigantes correm algum risco?

As complicações do bebê no pós-natal dependerão do diagnóstico da causa. Trajano considera que as crianças grandes como seus pais provavelmente não terão problemas.

Nos casos de diabetes gestacional, podem ocorrer alterações metabólicas e de eletrólitos no bebê, decorrentes da descompensação metabólica fetal.

Já em caso de condição genética, as complicações estarão diretamente ligadas à causa específica, não havendo um quadro geral. “Por isso é tão crucial identificar a causa que levou a esse tipo de crescimento”, aponta o obstetra.

É possível evitar que meu filho nasça tão grande?

Os casos de macrossomia fetal podem ser evitados com o controle adequado da glicemia, uma dieta adequada e, quando necessário, medicação para controlar a glicemia materna, controlando assim o crescimento exagerado do feto.

“Se a condição for genética, não é possível frear o crescimento. Tudo depende da causa, não existe uma explicação racional geral para esse tipo de situação”, explica Trajano.

Quais exames podem indicar diabetes gestacional?

Os exames indicados para avaliar o risco de diabetes gestacional incluem glicemia de jejum, curva glicêmica e curva de crescimento fetal.

“Os dois primeiros são exames laboratoriais, análises de sangue, enquanto a ultrassonografia é fundamental para acompanhar as curvas de crescimento do bebê, observando os gráficos de percentis. Portanto, o diagnóstico envolve tanto avaliações laboratoriais quanto de imagem”, conta Lucia.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Despachante e outros são alvos da PF por falsificação de documentos para porte de armas no Acre

A Polícia Federal deflagrou operação policial na manhã desta terça-feira (15/4), dando cumprimento a três mandados de busca e apreensão na capital acreana, expedidos...

João Rock abre inscrições para seu tradicional concurso de bandas

O Festival João Rock abriu, nesta terça-feira (15), as inscrições para a edição deste ano do seu tradicional concurso de bandas. A vencedora da...

Schumacher viajou de helicóptero para nascimento da neta, diz jornal

Michael Schumacher, heptacampeão mundial de Fórmula 1, fez uma rara viagem de helicóptero de sua residência na Espanha até a mansão da família na...