Bolsas da Ásia fecham em alta; Tóquio cai 1%, com iene forte e tarifas

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira (21) conforme investidores ponderam sobre a guerra comercial deflagrada pelas tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump.

Em parte, a esperança de possíveis acordos apoiou ativos asiáticos, em dia de liquidez reduzida por mercados fechados em Hong Kong, na Europa e na Austrália, graças a feriado estendido.

Em Tóquio, contudo, o índice Nikkei fechou em queda de 1,3%, a 34.279,92, pressionado por ações de montadoras de carros e pela valorização do iene, o que tende a reduzir lucros das exportadoras japonesas, na ausência de sinais sobre avanço em negociações para acordo econômico com os EUA.

O premiê do Japão, Shigeru Ishiba, expressou nesta segunda-feira preocupações sobre a “inconsistência” nas atitudes de Trump.

Em Taiwan, o índice Taiex também recuou 1,49%, a 19.106,20 pontos, puxado pelas fortes perdas em ações de tecnologia.

Na China continental, o Xangai Composto subiu 0,45%, a 3.291,43 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto garantiu alta de 1,6%, a 1.910,76 pontos, impulsionadas por mineradoras de ouro e empresas de software.

A Zijin Mining (+5,6%) e Shandong Gold Mining (+8%) tiveram salto particularmente expressivo, depois que o metal precioso renovou recorde de máxima.

O movimento pareceu colocar em segundo plano a escalada da guerra comercial EUA-China – com a potência asiática aplicando novas sanções sobre americanos e alertando sobre alianças com outros países às custas de Pequim – e a manutenção dos juros pelo BC chinês, conhecido como PBoC.

Em Seul, o índice Kospi subiu 0,2%, a 2.488,42 pontos, marcando a terceira sessão consecutiva de ganhos. Ações de utilidades, semicondutores e setor bancário deram alívio para a bolsa sul-coreana, apesar de leitura fraca da balança comercial.

Segundo o Nomura, as tarifas de Trump já estão atingindo a Coreia do Sul, considerada “termômetro comercial” da Ásia, e sugerem que as exportações asiáticas devem ter um declínio de dois dígitos neste ano, bem mais intenso do que o esperado.

*Com informações da Dow Jones Newswires e da Associated Press

Tarifas “recíprocas” de Trump não são o que parecem; entenda

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bolsas da Ásia fecham em alta; Tóquio cai 1%, com iene forte e tarifas no site CNN Brasil.

Corinthians e Palmeiras revivem 2025 e fazem primeiro Dérbi da temporada

Corinthians e Palmeiras protagonizam o primeiro “Dérbi” da temporada neste domingo (8), na Neo Química Arena, às 20h30, pela sétima rodada do Campeonato Paulista. Ambos...

António José Seguro vota em segundo turno das eleições de Portugal

O candidato de esquerda António José Seguro votou no domingo (8) no segundo turno das eleições presidenciais de Portugal. Pesquisas de opinião apontam para...

Sonda da China faz descoberta intrigante no lado oculto da Lua

Uma equipe de pesquisa chinesa fez uma descoberta intrigante no lado oculto da Lua. Por meio de análises de amostras do solo do satélite natural...