Brasil recebe cupula do Ministério da Agricultura da China após “tarifaços”

O Brasil recebe nesta quarta-feira (16/3) uma comitiva formada por integrantes da cúpula do Ministério da Agricultura da China. A visita faz parte das reuniões preparatórias para a Cúpula do Brics, que será realizada em julho, no Rio de Janeiro, sob presidência brasileira.

No entanto, o atual cenário global e doméstico tem elevado a importância dos encontros bilaterais. Com o agravamento da guerra tarifária entre Estados Unidos e China nas últimas semanas, o governo chinês tem buscado novos parceiros para suprir possíveis lacunas na importação de produtos do agronegócio. Nesse contexto, o Brasil surge como um dos principais fornecedores em potencial.

Veja as fotos

Reprodução: Globo
Brasil recebe cúpula do Ministério da Agricultura da China 1Reprodução: Globo
Reprodução: Globo
Brasil recebe cúpula do Ministério da Agricultura da ChinaReprodução: Globo
Reprodução: Google
Donald TrumpReprodução: Google
Reprodução: Instagram
Donald Trump, presidente dos EUAReprodução: Instagram

Por aqui, o governo brasileiro vê na aproximação uma oportunidade de ampliar parcerias comerciais, mas também age com cautela. Há preocupação com o impacto que um aumento nas exportações pode causar no abastecimento interno e nos preços dos alimentos, especialmente em um momento de busca por controle inflacionário e recuperação de popularidade do governo Lula.

A supersafra prevista para este ano é uma das apostas do Planalto para ajudar a reduzir os preços nos supermercados. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita de grãos deve crescer 8,2% entre 2024 e 2025, batendo um novo recorde. A projeção inclui alimentos como arroz, feijão, milho e soja, esta última essencial na produção de ração animal.

No fim de 2024, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou a abertura de quatro novos mercados na China para produtos brasileiros, fruto dos acordos firmados entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping. Entre os itens autorizados estão o sorgo, o gergelim, a uva fresca e a farinha de peixe. Com isso, o Brasil já acumula a conquista de 281 mercados agropecuários desde 2023.



Fonte: Portal LEODIAS

Web resgata vídeo de suposta briga entre Cauã Reymond e Bruna Marquezine: “Agressivo”

A briga com Bella Campos nos bastidores de “Vale Tudo” escalonou, e o ator Cauã Reymond tem sido exposto por ex-namoradas e passou a...

Lady Gaga brinca com falha técnica no microfone durante show no Coachella

Lady Gaga enfrentou dificuldades técnicas no início da sua apresentação no segundo final de semana do Coachella neste sábado (19/4). Durante a segunda música...

Bella Campos e Taís Araújo curtem jantar de Páscoa em meio a tretas de “Vale Tudo”

Deixando as polêmicas e tretas dos bastidores do remake de “Vale Tudo” de lado, Bella Campos se juntou a Taís Araújo em um jantar...