Brasil sediará Cúpula da ONU Turismo para a África e as Américas em 2026

O Brasil sediará a 3ª Cúpula de Turismo da ONU Turismo para a África e as Américas, no Rio de Janeiro, em 2026.

Autoridades do ramo de ambos continentes discutirão ações conjuntas para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do setor.

A sede do evento foi divulgada durante o 2º encontro do grupo, com a participação de representantes do Ministério do Turismo brasileiro, realizado nesta semana na Zâmbia.

O secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, representou o ministro Celso Sabino, que atualmente preside o Conselho Executivo da ONU Turismo, na Cúpula, e destacou o potencial das relações entre a África e as Américas.

Sobral chegou a mencionar avanços como o fortalecimento da conectividade aérea, a partir da crescente disponibilidade de voos diretos, o que proporciona uma maior facilitação do fluxo turístico e a ampliação de acordos bilaterais na área.

“O Brasil hoje é porta de entrada da África na América do Sul, com vários voos diretos semanais da África do Sul, Angola, Etiópia e Marrocos. Isso prova que estamos realmente interligados, especialmente pela herança africana e o apoio do governo brasileiro ao fortalecimento do afroturismo no país, por meio do Programa Rotas Negras”, afirmou o secretário.

“E faz com que, sob a liderança do nosso ministro Celso Sabino, possamos aumentar essa conectividade. O Brasil investe bastante na infraestrutura aeroportuária, podendo ter melhores condições de receber mais voos”, continuou.

O secretário pontuou os seguintes recordes do Brasil no turismo:

  • chegada de estrangeiros no ano passado (6,7 milhões);
  • cifras inéditas de gastos deste público (R$ 7,3 bilhões);
  • e captação de US$ 360 milhões em investimentos externos.

Sobral lembrou, ainda, do lançamento do guia “Tourism Doing Business: Investindo no Brasil”, que estimula a atuação internacional no país, e da abertura da 1ª Escola Nacional de Turismo, que oferece cursos gratuitos em Belém.

A reunião na Zâmbia tem como objetivo promover parcerias estratégicas, como no aumento da oferta de voos, na atração de capital privado e em qualificação profissional, partindo do seguinte tema: “Promovendo o turismo resiliente por meio da conectividade, do investimento e do desenvolvimento da força de trabalho qualificada”.

As ações seguem diretrizes da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

*Sob supervisão de Douglas Porto

Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil sediará Cúpula da ONU Turismo para a África e as Américas em 2026 no site CNN Brasil.

Miley Cyrus quer fazer algo “muito especial” nos 20 anos de Hannah Montana

A cantora Miley Cyrus quer fazer algo especial para celebrar os 20 anos da estreia de “Hannah Montana” em 2026. “Quero criar algo realmente especial...

Torcedor arremessa vibrador em quadra durante jogo da WNBA; veja

Golden State Valkyries e Atlanta Dream fizeram um duelo emocionante pela temporada regular da WNBA. Nesta terça-feira (29), a ala italiana Cecilia Zandalasini converteu uma...

Envolvido em confusão com Glauber Braga deixa MBL e critica Arthur do Val

O militante e ex-candidato a vereador Gabriel Costenaro deixou o MBL (Movimento Brasil Livre) e alegou, em vídeo publicado nas redes sociais na terça-feira...