Carlos Prates, também conhecido como “O Pesadelo”, foi o primeiro dos quatro lutadores principais do time Fighting Nerds a perder seu recorde invicto.
Carlos perdeu para Ian Machado Garry, irlandês lutador da academia Chute Boxe Diego Lima, conhecido também como “The Future”, por decisão unânime. Outros três brasileiros também perderam no UFC Kansas City.
A derrota de Prates para Garry marca o início da rivalidade da Chute Boxe, com derrota para os Nerds. A equipe foi a academia mais bem premiada do UFC em 2024 pelas performances excelentes de seus lutadores no ano. Todos seus quatro nomes principais terminaram a temporada de forma invicta com vitorias impressionantes, e a Chute Boxe é a academia mais consolidada do Brasil na organização.
Rivalidade
Antes da luta do irlandês e o brasileiro, na sexta-feira (25/4), dia de pesagem dos lutadores, foi flagrado um bate-boca entre Chris Nogueira, técnico de Prates, e Diego Lima, dono e treinador da Chute Boxe Diego Lima, nos corredores do centro de pesagem.
O desentendimento dos dois acendeu de vez a rivalidade das duas equipes, confronto que até então tinha sido respeitoso apenas com provocações leves nas redes sociai. As provocações tiveram início com Machado postando um vídeo antigo de Prates desistindo de uma luta na China, chamando o mesmo de desistente.
Carlos respondeu dizendo que ele era o único verdadeiro brasileiro no confronto, em referência a Ian se auto-declarando brasileiro, por ser casado com uma brasileira, ser treinado em São Paulo e morar no Brasil.
O conflito das duas equipes torna-se cada vez mais interligado no topo do MMA, com membros de ambas academias compartilhando categorias, como Charles Oliveira e Maurício Ruffy nos leves, dois astros em diferentes estágios de suas carreiras.
Ruffy, de 28 anos, promessa dos Nerds, com três lutas no UFC e três vitórias, com sua última com por um nocaute chocante em King Green, e Charles, lenda da Chuteboxe, ex-campeão com uma defesa de cinturão, querendo uma disputa pelo título para se consagrar novamente campeão dos leves aos 35 anos de idade.
Noite difícil para os brasileiros
A noite de sábado foi ruim para os brasileiros, com quatro de cinco atletas vencidos na noite. Michel Pereira entrou atípico no octógono contra o alemão Abus Magomedov. O brasileiro, conhecido por seus golpes plásticos e por ser um showman no ringue, aparentou ser um lutador totalmente diferente no final de semana e acabou derrotado.
André Muniz, também conhecido como Sergipano, teve sua 3ª derrota no UFC, com apenas 6 lutas na organização. André foi vencido por Ikram Aliskerov por nocaute técnico ao final do primeiro round. A única vitória brasileira na noite veio por Jaqueline Amorim, por finalização no inicio do primeiro, o único problema foi quem ela venceu, a compatriota Polyana Viana, que teve sua sequencia de derrotas aumentada para 3 seguidas.
Próximo evento
O próximo UFC será em Des Moines, cidade do estado de Iowa nos Estados Unidos, neste sábado (3/5). O confronto principal será marcado por Deiveson “Deus Da Guerra” Figueiredo, brasileiro ex-campeão dos moscas e atualmente 5º ranqueado dos galos. O “Deus Da Guerra” fará frente com Cory Sandhagen, atualmente 4º ranqueado dos galos.
Confira o card completo:
Evento Principal
Deiveson Figueiredo x Cory Sandhagen
Card Principal
Reinier de Ridder x Bo Nickal
Santiago Ponzinibbio x Daniel Rodriguez
Montel Jackson x Daniel Marcos
Cameron Smotherman x Serhiy Sidey
Jeremy Stephens x Mason Jones
Card Preliminar
Yana Santos x Miesha Tate
Ryan Loder x Azamat Bekoev
Marina Rodriguez x Gillian Robertson
Gaston Bolanos x Le Quang
Thomas Petersen x Don’Tale Mayes
Juliana Miller x Ivana Petrovic
Fonte: Metrópoles