Após mais um final de semana polêmico na arbitragem do futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que irá afastas as equipes que trabalharam no campo e no VAR nas partidas Internacional 3 x 0 Cruzeiro e Sport 1 x 2 Palmeiras. Em nota, a entidade informou que tomou a decisão após um parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) apontar “equívocos” cometidos pelos juízes envolvidos nestas partidas.
“Infelizmente, existem momentos de instruir, coibir e também de afastar. Neste momento, a Comissão de Arbitragem afasta para instrução as equipes das partidas em que, na visão do CCEI, houve equívocos. O afastamento não é simplesmente uma punição vazia, é para que possamos cuidar dos árbitros, instruí-los e que, na sequência, não haja mais equívocos nesse sentido, colocando o VAR e o árbitro de campo em sintonia”, disse o chefe da Comissão de Arbitragem da CBF em nota.
Veja as fotos
Entenda quais lances motivaram os afastamentos
Em Internacional x Cruzeiro, aos 20 minutos do primeiro tempo, enquanto a partida ainda estava 0 a 0, o zagueiro Jonathan Jesus, da equipe mineira, foi expulso pelo juiz após Wesley cair frente a frente com o goleiro. O juiz Marcelo de Lima Henrique interpretou que o zagueiro derrubou o atacante colorado, o que configuraria falta, e consequentemente, por ser o último homem de defesa, o cartão vermelho.
A juíza Daiane Muniz, que comandava o VAR, concordou com a análise feita por Lima Henrique e não solicitou a análise de vídeo. No entanto, pelas imagens é possível ver que Jonathan Jesus sequer chega a tocar em Wesley, que se atrapalhou e caiu sozinho no lance ao ver a marcação. O lance foi determinante para o resultado, uma vez que, em menor número, o Cruzeiro passou a ser dominado em campo e tomou três gols, dois ainda no primeiro tempo.
Em Sport x Palmeiras, a equipe pernambucana reclama dos dois pênaltis que deram os gols do time paulista. O mais polêmico foi o segundo, quando Raphael Veiga cai dentro da área nos minutos finais. O árbitro Bruno Arleu de Araújo interpretou que o jogador do Palmeiras foi tocado pelo lateral Matheus Alexandre, do Sport, dentro da área, originando o pênalti.
O fato foi confirmado pelo árbitro que comandava o VAR, Rodrigo Nunes de Sá. No entanto, é possível ver nas imagens que o lateral da equipe pernambucana não encosta em Raphael Veiga, que arrasta o pé no chão e se joga.
As seguintes equipes atuaram nos dois jogos:
Internacional 3 x 0 Cruzeiro
- Juiz: Marcelo de Lima Henrique (CE)
- Assistentes nº 1 e nº 2: Nailton Júnior de Sousa e Renan Aguiar da Costa (CE)
- Quarto árbitro: Luciano da Silva Miranda (CE)
- VAR: Daiane Muniz
- AVAR: Amanda Matias
Sport 1 x 2 Palmeiras
- Juiz: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
- Assistentes nº 1 e nº 2: Rodrigo Figueiredo Henrique (RJ) e Thiago Henrique Neto (RJ)
- Quarto árbitro: Afro Rocha de Carvalho (PB)
- VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
- AVAR: Diogo Carvalho Silva (RJ)
Fonte: Portal LEODIAS