Chá de erva-doce: veja como bebida atua para acalmar mente e intestino

Além de ser saboroso, o chá de erva-doce possui propriedades benéficas tanto para o corpo quanto para a mente. A bebida delicada auxilia na digestão, contribui para a qualidade do sono e redução do estresse, entre outros benefícios.

“A erva-doce possui anetol e fenchona, componentes com efeito carminativo, que exercem ação antiespasmódica nos músculos estomacais, evitando gases e cólicas”, explica a farmacêutica Paula Molari Abdo, da Formularium, em São Paulo.

Estas propriedades também aliviam as cólicas menstruais. Segundo um estudo feito por químicos mexicanos e publicado na revista Scientific Reports em 2023, o chá de erva-doce atua como forma de controle das dores relacionadas ao ciclo menstrual.

Efeitos calmantes da infusão

As propriedades anti-inflamatórias e calmantes que atuam no corpo também exercem papel no cérebro, induzindo ao relaxamento. “Devido a essas propriedades, o chá ajuda bastante na sensação de empachamento e gases que acometem muitas pessoas, além de ser importante para quem tem dificuldade em relaxar e pegar no sono”, afirmou a nutricionista Laura de Souza Silva, da Clínica Nutrindo o Conhecimento, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Os benefícios vão além. O efeito diurético da planta reduz o inchaço, enquanto propriedades anti-inflamatórias aliviam as tosses e dores de cabeça. Até o hálito melhora, já que a planta combate bactérias bucais.


Benefícios do chá de erva-doce

Além do auxílio para o relaxamento e problemas na digestão, o chá pode ser indicado para:

  • Combater a tosse.
  • Alívio de cólicas.
  • Combater a prisão de ventre (contém compostos fitoterápicos com ação laxativa).
  • Auxiliar na perda de peso (por ter efeito diurético).
  • Aliviar os sintomas da menopausa (a erva-doce tem anetol, composto aromático com ação estrogênica que ajuda a aliviar sintomas como ondas de calor e alteração de humor).
  • Diminuir a dor de cabeça.
  • Combater o mau hálito, pelas propriedades antibacterianas.

Como preparar o chá de erva-doce?

Há duas formas de fazer a infusão: com sementes ou folhas. Para a primeira opção, ferva 1 a 2 colheres de chá de sementes de erva-doce por 5 minutos e coe. Se preferir folhas, use 2 a 3 unidades por xícara, deixando em infusão (sem ferver diretamente, apenas na água quente) por até 10 minutos após desligar o fogo.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Republicanos sugere que deputados Tadeu Hassen e Clodoaldo procurem outro partido

O Deputado federal e presidente do Republicanos no Acre, Roberto Duarte, sugeriu que os deputados estaduais Tadeu Hassem e Clodoaldo Rodrigues deixem o partido...

Fraticidio: a inevitável condenação da mulher que matou o irmão com 30 facadas

Acusada de matar o próprio irmão com pelo menos 30 golpes de faca, Camila Arruda Braz teve a audiência de instrução e julgamento marcada...

Justiça condena homem que manteve mulher refém em quarto de hotel, em Rio Branco

Justiça condena homem que manteve mulher refém em quarto de hotel Mais de três anos depois do crime, Josimar Boone foi condenado por cárcere privado...