Ícone do site O SERINGAL

Chá de erva-doce: veja como bebida atua para acalmar mente e intestino

cha-de-erva-doce:-veja-como-bebida-atua-para-acalmar-mente-e-intestino

Chá de erva-doce: veja como bebida atua para acalmar mente e intestino

Além de ser saboroso, o chá de erva-doce possui propriedades benéficas tanto para o corpo quanto para a mente. A bebida delicada auxilia na digestão, contribui para a qualidade do sono e redução do estresse, entre outros benefícios.

“A erva-doce possui anetol e fenchona, componentes com efeito carminativo, que exercem ação antiespasmódica nos músculos estomacais, evitando gases e cólicas”, explica a farmacêutica Paula Molari Abdo, da Formularium, em São Paulo.

Estas propriedades também aliviam as cólicas menstruais. Segundo um estudo feito por químicos mexicanos e publicado na revista Scientific Reports em 2023, o chá de erva-doce atua como forma de controle das dores relacionadas ao ciclo menstrual.

Efeitos calmantes da infusão

As propriedades anti-inflamatórias e calmantes que atuam no corpo também exercem papel no cérebro, induzindo ao relaxamento. “Devido a essas propriedades, o chá ajuda bastante na sensação de empachamento e gases que acometem muitas pessoas, além de ser importante para quem tem dificuldade em relaxar e pegar no sono”, afirmou a nutricionista Laura de Souza Silva, da Clínica Nutrindo o Conhecimento, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Os benefícios vão além. O efeito diurético da planta reduz o inchaço, enquanto propriedades anti-inflamatórias aliviam as tosses e dores de cabeça. Até o hálito melhora, já que a planta combate bactérias bucais.


Benefícios do chá de erva-doce

Além do auxílio para o relaxamento e problemas na digestão, o chá pode ser indicado para:


Como preparar o chá de erva-doce?

Há duas formas de fazer a infusão: com sementes ou folhas. Para a primeira opção, ferva 1 a 2 colheres de chá de sementes de erva-doce por 5 minutos e coe. Se preferir folhas, use 2 a 3 unidades por xícara, deixando em infusão (sem ferver diretamente, apenas na água quente) por até 10 minutos após desligar o fogo.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile