Chá de folha de graviola: veja quais são as contraindicações da bebida

Fruta típica do Caribe e da América Central mas que é muito popular no Brasil, a graviola é conhecida, principalmente, pelo suco. Porém, o chá das folhas da árvore também é rico em benefícios para a saúde, inclusive aliviando inflamações e dores no corpo pela presença de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias.

“O chá de graviola contém vitamina C, que ajuda a estimular a produção de células brancas do sangue”, destacou o nutricionista e professor Leandro Rodrigues, da Universidade Católica de Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles. As unidades são responsáveis por defender o corpo de invasores e infecções.

A bebida também diminui a acidez do estômago, melhorando a digestão. Porém, apesar de fazer bem para a saúde, a bebida tem algumas contraindicações.


Compostos bioativos do chá de folha de graviola

  • Acetogeninas: são os principais compostos responsáveis por muitas das atividades biológicas da planta, incluindo efeitos anticancerígenos. ​
  • Alcaloides: compostos que podem contribuir para atividades farmacológicas diversas. ​
  • Flavonoides: entre eles está a quercetina, conhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
  • Compostos fenólicos: também auxiliam na atividade antioxidante de forma significativa. ​

Gestantes e lactantes, por exemplo, não devem consumir a bebida — não há estudos específicos que garantam a segurança do chá de folha de graviola para elas. Pessoas que têm hipotensão também devem evitar a infusão, pois ela pode baixar ainda mais a pressão arterial.

Alguns estudos iniciais mostram que o consumo exagerado do chá de folha de graviola também pode causar sintomas semelhantes aos da doença de Parkinson. A quantidade correta da bebida deve ser indicada por um profissional de saúde.

“É fundamental consultar um profissional de saúde antes de iniciar o consumo, especialmente se a pessoa estiver fazendo uso de outros medicamentos ou tiver condições de saúde preexistentes”, ressaltou o nutricionista Everton Batista, que atua em Brasília, também em entrevista ao Metrópoles.

Imagem mostra uma graviola aberta e um copo de suco branco com canudo - Metrópoles
Graviola é uma fruta típica do Caribe e América Central, e seu uso mais famoso é na forma de suco. Porém, é possível fazer um chá com as folhas

Como fazer o chá de folha de graviola

“Por se tratar de uma parte mais sensível da planta, o chá feito com as folhas de graviola deve ser feito por infusão. Para isso, o indicado é escolher folhas secas ou frescas”, explica o professor Rodrigues.

Ingredientes:

  • 1 litro de água filtrada;
  • 15 folhas secas de graviola.

Modo de preparo:

Ferva a água até entrar em ebulição. Despeje a água quente sobre as folhas. Tampe e deixe em infusão por cinco a dez minutos. Coe e consuma a bebida quente ou fria.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Cury eleva lucro a R$ 236,7 milhões no 2º trimestre; ROE chega a 70,1%

A Cury registrou lucro líquido de R$236,7 milhões no segundo trimestre, crescimento de 37,5% em comparação com o resultado apurado entre abril e junho...

Sandra Annenberg comemora 96 anos de Nathalia Timberg

A apresentadora Sandra Annenberg, 57, publicou uma homenagem à atriz Nathalia Timberg, nesta terça-feira (5), data em que a artista completa 96 anos. “5 de...

Estela Aranha e Floriano Azevedo tomam posse como ministros do TSE

Representando a classe de juristas, Estela Aranha e Floriano de Azevedo Marques tomaram posse nesta terça-feira (5) como ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os...