Ícone do site O SERINGAL

Chocolate dá enxaqueca? Especialista explica a relação entre doce e dores de cabeça

chocolate-da-enxaqueca?-especialista-explica-a-relacao-entre-doce-e-dores-de-cabeca

Chocolate dá enxaqueca? Especialista explica a relação entre doce e dores de cabeça

Recentemente, Virginia contou que sua geladeira está cheia de ovos de Páscoa, mas que, infelizmente, não pode se jogar nos doces, já que o chocolate desencadeia suas crises de enxaqueca. Assim como a influenciadora, muita gente evita o alimento com medo das dores de cabeça. Para esclarecer essa relação, o portal LeoDias ouviu um especialista, que explicou se o chocolate é mesmo um vilão. 

Membro da equipe que acompanha Virginia, o Dr. Tiago de Paula – neurologista especialista em cefaleia e integrante da International Headache Society (IHS) e da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC) – explica que, infelizmente, existe sim uma relação. Segundo o médico, o chocolate é considerado um alimento estimulante, assim como o café, e pode intensificar a dor em pessoas predispostas à enxaqueca.

Veja as fotos

Especialista explica a relação entre chocolate e dores de cabeçaFoto/Pexels
Chocolate pode trazer benefícios à saúdeReprodução
Reprodução
Virginia passa por aplicação de botox para diminuir enxaquecaInstagram
Especialista explica a relação entre chocolate e dores de cabeçaFoto/Pexels

“O que a gente sabe é que o chocolate é um “piorador” de doença. Ele não desencadeia a crise, mas ele facilita. Quando vem uma onde dor, essa dor tem uma tendência a vir mais forte”, informa o médico. Tiago explica também que o chocolate amargo e o ao leite, por conterem uma quantidade maior de cacau, também possuem mais cafeína – um estimulante que pode intensificar a dor.

Por isso, o médico recomenda o consumo do chocolate branco, que é produzido a partir da manteiga de cacau e não contém cafeína. Ele reforça, no entanto, que é fundamental buscar orientação médica, pois a identificação dos “gatilhos” varia. Além disso, o tratamento deve ser conduzido de forma integrada, envolvendo mudanças no estilo de vida, acompanhamento nutricional e suporte psicológico.


Fonte: Portal LEODIAS

Sair da versão mobile