As chuvas em São Paulo devem ficar menos intensas entre este domingo (6) e a próxima segunda-feira (7), segundo previsão da Defesa Civil do estado. Mesmo assim, o litoral norte do estado segue em alerta para ressaca marítima, com ondas podendo chegar a 2,5 metros de altura.
Em Ubatuba, foram registrados 177 milímetros de chuva entre sexta (4) e sábado.
A Rodovia dos Tamoios está temporariamente interditada do km 59 ao km 81, devido ao alto volume de chuvas e o risco de queda de barreiras no trecho. Ainda não há previsão de liberação da via, de acordo com a concessionária responsável pela estrada. A concessionária Tamoios informou que neste domingo (6) o trânsito flui por meio da Operação Comboio.
Ainda segundo a Defesa Civil, obras de reparo provisório são realizadas na estrutura de uma ponte na altura da Estrada da Folha Seca, situada sobre o Rio Escuro, em Ubatuba. No sábado, 19 pessoas ficaram desalojadas no município e foram encaminhadas para um abrigo emergencial na Escola Municipal José Souza Simeão.
Na manhã deste domingo, as águas baixaram e as famílias já devem retornar para as suas residências.
Ocorrências
Ubatuba teve 15 quedas de árvores nos bairros Rio Escuro, Ponta Grossa, Toninhas, Itamambuca, Camburi e Félix. Sendo que uma delas atingiu o muro de uma casa na Rua Goiabeira, no bairro Sesmaria. Ninguém ficou ferido.
No km 73 da Rodovia Oswaldo Cruz uma árvore caiu sobre a pista e a via foi interditada para limpeza. O trânsito, porém, já foi liberado no local.
Gabinete de crise
O governo de São Paulo instalou um gabinete de crise no Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil para fornecer melhor resposta à população em casos de emergências provocadas pelas chuvas.
O serviço é composto por integrantes de concessionária de energia, serviços de água, Corpo de Bombeiros e agências reguladoras de serviços públicos do estado.
A CNN procurou a Neoenergia Elektro para obter mais detalhes sobre a distribuição de energia na região. Porém, não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.
* Sob supervisão
Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas devem diminuir em SP, mas litoral norte segue em alerta no site CNN Brasil.