Ícone do site O SERINGAL

CNU 2: governo federal lança segunda edição do Enem dos Concursos

cnu-2:-governo-federal-lanca-segunda-edicao-do-enem-dos-concursos

CNU 2: governo federal lança segunda edição do Enem dos Concursos

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, nesta segunda-feira (28/4), mais detalhes sobre a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). As inscrições serão abertas em julho.

O governo federal ofertará 3.352 vagas, distribuídas em 35 órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Do total, 2.180 vagas são imediatas, sendo 1.672 de nível superior e 508 nível intermediário. As outras 1.172 vagas serão destinadas para cadastro reserva (ou seja, provimento no curto prazo).


1ª edição do CNU


Nesta edição, haverá nove blocos temáticos. Mas a sistemática de inscrição em diferentes cargos dentro do mesmo bloco segue a mesma: por meio da lista de preferência do candidato.

Uma das novidades da segunda edição do CNU será a aplicação das provas em duas fases, em duas datas distintas. A previsão do MGI é aplicar o certame em 228 cidades, no período da tarde.

A segunda edição do CNU terá um único edital, ou seja, o documento será unificado para todos os blocos temáticos, diferentemente da primeira versão do concurso público, que contou com oito editais separados.

O edital será publicado em julho, mas o MGI não informou a data de publicação. A banca organizadora ainda não foi definida, mas deve ser escolhida até o fim de junho, como adiantou a ministra da Gestão, Esther Dweck.

Além disso, a segunda edição do Concurso Unificado não terá as chamadas “bolinhas” para o preenchimento dos cartões de resposta. O formato será substituído por um código de barras que identifica o candidato.

O sistema funcionará da seguinte forma: cada caderno de questões virá com um código único, que reconhecerá o candidato sem revelar os dados pessoais aos corretores. A expectativa é que a tecnologia agilize a correção e a divulgação de resultados.

Durante a entrevista coletiva, Dweck, afirmou estar “muito feliz” em lançar a segunda edição do Concurso Unificado, apelidado de “Enem dos Concursos”. “A gente acha que poder contratar de forma periódica e ampla, para ter um serviço público com a cara do Brasil, é importante” declarou a ministra a jornalistas.

Cronograma previsto CNU 2

Cargos e vagas imediatas

Vagas provimento de curto prazo


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile