Conheça o clube italiano que sobe de divisão toda vez que um papa morre

Com a morte do papa Francisco na última segunda-feira (21), o clube Avellino volta a viver uma coincidência inusitada no futebol italiano.

Há mais de seis décadas, desde que um pontífice morre ou renuncia, o Avellino é promovido para uma divisão superior.

No último sábado (19), o time do sul da Itália venceu o Sorrento por 2 a 1 e conseguiu a classificação para a Série B. O Avellino lidera o grupo C da terceirona e, faltando uma rodada, não pode mais ser alcançado pelo vice líder.

A coincidência entre o Avellino e o Vaticano aconteceu em 1958. Em outubro daquele ano, o papa Pio XII morreu e o time italiano subiu para a Série C.

Cinco anos depois, em 1963, foi a vez do papa João XXIII nos deixar e o Avellino mais uma vez se classificar para a terceira divisão.

Em 1978, o mundo presenciou a morte de dois papas: Paulo VI no dia 6 de agosto e João Paulo I no mês seguinte. Naquele ano, o Avellino chegou à elite do futebol italiano pela primeira vez na história.


Papa Francisco chegou a ser presenteado com uma camisa do Avellino
Papa Francisco chegou a ser presenteado com uma camisa do Avellino • Divulgação/Avellino

Em 2005, após a morte de João Paulo II, o Avellino foi promovido à Série B após superar o Napoli nos playoffs. Já em 2013, com a renúncia de Bento XVI, a equipe subiu da Série C para a B.

Conheça o Avellino

O Avellino, da cidade do mesmo nome, foi fundado em 1912 e costuma alternar entre as séries B e C do futebol italiano.

A equipe esteve na Série A italiana por 10 temporadas, entre 1978 e 1988. Na deécada de 2010, o Avellino chegou a ter sua falência decretada após uma crise financeira e caiu da Série B para a D.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Conheça o clube italiano que sobe de divisão toda vez que um papa morre no site CNN Brasil.

Onça que devorou caseiro retorna para procurar corpo e ataca socorrista

A onça que matou o caseiro em uma área isolada da região de Touro Morto, a aproximadamente 150 quilômetros de Miranda, no Mato Grosso...

Red Bull decide não recorrer a punição de Max Verstappen

A Red Bull optou por não recorrer a penalização de cinco segundos imposta a Max Verstappen durante o Grande Prêmio da Arábia Saudita. O tetracampeão...

Arroz e feijão fraudados: 32 toneladas são apreendidas no interior de SP

As autoridades apreenderam 32 toneladas de arroz após comprovar que uma rede de supermercados em Araraquara, no interior de São Paulo, vendia os alimentos...