Manter uma alimentação saudável é fundamental para evitar picos de açúcar no sangue e reduzir o risco de diabetes tipo 2. Além da dieta equilibrada e da prática regular de exercícios, o consumo de alguns chás naturais pode contribuir para o controle da glicemia.
Os chás não substituem o tratamento médico, mas podem ser bons coadjuvantes no cuidado diário, especialmente quando consumidos sem açúcar e de forma regular. A seguir, confira seis opções que ajudam a manter os níveis de glicose sob controle:
1. Chá de canela
A canela é conhecida por seus inúmeros benefícios para a saúde, e, no caso da diabetes, ela se destaca pelas propriedades que ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina.
“O chá de canela pode ser consumido diariamente e é uma excelente opção para quem deseja controlar a glicemia de forma natural. Além disso, a especiaria pode ser adicionada a outras preparações, como smoothies e iogurtes”, explicou a nutricionista Leticia Gasparetto, que atua em Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.
2. Chá de erva-mate
Popular no Brasil, o chá de erva-mate é rico em antioxidantes e compostos bioativos que podem ajudar a reduzir a glicemia. A erva também melhora a sensibilidade à insulina.
“Além de ajudar no controle da glicose, a erva-mate possui ação antioxidante, sendo excelente para quem deseja prevenir complicações da diabetes no longo prazo”, afirmou Leticia, que recomenda o consumo da infusão sem açúcar.
3. Chá de carqueja
Tradicional na medicina popular, a carqueja tem propriedades hipoglicemiantes e digestivas. É rica em compostos anti-inflamatórios e antioxidantes, que protegem o organismo contra os danos causados pelos radicais livres.
“Alguns estudos sugerem que ela pode auxiliar na redução dos níveis de açúcar no sangue. Outro benefício importante é a capacidade de a erva estimular a produção de bile, facilitando a digestão de gorduras”, destacou o nutricionista Gabriel Moliterne, do Hospital Albert Sabin, em São Paulo, em entrevista anterior ao Metrópoles.
4. Chá de hibisco
Conhecido por seu efeito diurético e antioxidante, o hibisco também pode contribuir para a regulação da glicemia, especialmente se consumido com regularidade e sem adoçantes.
Além do efeito sobre o açúcar no sangue, o chá de hibisco favorece a saúde cardiovascular — fator importante para quem convive com diabetes.
5. Chá de gengibre
O gengibre é um anti-inflamatório natural e tem efeitos positivos sobre a resistência à insulina, auxiliando no controle glicêmico.
“Além disso, o gengibre auxilia na digestão e pode ajudar na redução de inflamações, que são comuns em quem tem diabetes”, acrescenta Leticia Gasparetto.

6. Chá de alfazema
Mais conhecido por seu efeito calmante, o chá de alfazema também oferece benefícios que vão além do relaxamento. É útil no alívio de sintomas da menopausa, melhora a qualidade do sono e atua positivamente no controle da glicemia.
“O chá de alfazema não só acalma os sintomas da menopausa, como também ajuda na regulação dos níveis de açúcar no sangue”, disse a nutricionista Cibele Santos em entrevista anterior ao Metrópoles.
A profissional recomendou incluir a infusão na rotina para aproveitar seus múltiplos benefícios, que ainda incluem melhora da digestão e redução de inchaços.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles