Conheça os tipos de ora-pro-nóbis e quais são os cuidados no consumo

Conhecida por seu alto valor nutricional, a ora-pro-nóbis é uma planta comestível amplamente utilizada na culinária brasileira. Versátil, pode ser incorporada a refogados, sopas, omeletes e massas, agregando sabor e benefícios à saúde.

A OPN é uma excelente fonte de proteína, fibras, ácido ascórbico (vitamina C), cálcio, ferro e outros nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo e na prevenção de doenças.

Esses compostos têm ação anti-inflamatória e antioxidante. “A ora-pro-nóbis ajuda no controle da glicose, reduz o colesterol ruim, melhora as funções intestinais e pode até contribuir para a perda de peso”, afirma a nutricionista Anna Paula Abreu, supervisora de nutrição do Hospital DF Star, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Embora não exista uma recomendação oficial de ingestão diária, o consumo de 100 gramas por dia — o equivalente a duas xícaras de chá ou cerca de 40 folhas — já oferece uma boa carga de nutrientes.

“É possível encontrar 2,7 gramas de proteína em 100 gramas de folha, o que torna a ora-pro-nóbis muito atrativa para quem segue uma dieta sem carne”, destacou a nutricionista Nara Oliveira, da clínica Tivolly, em Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.


Benefícios da ora-pro-nóbis

  • Fortalecimento do sistema imunológico: as vitaminas C e B3 protegem as células de defesa do organismo contra os danos causados pelos radicais livres.
  • Prevenção da diabetes: as fibras da planta ajudam a controlar o nível de glicose no sangue, evitando o desenvolvimento de resistência à insulina.
  • Controle do colesterol: as fibras também ajudam a diminuir a absorção de gorduras, atenuando a quantidade de colesterol ruim (LDL) no sangue.
  • Funcionamento do intestino: as fibras são essenciais para uma digestão saudável, prevenindo a constipação e a prisão de ventre.
  • Prevenção da anemia: a ora-pro-nóbis é rica em ferro, contribuindo para a formação dos glóbulos vermelhos.
  • Combate ao envelhecimento precoce: a ora-pro-nóbis tem antioxidantes que diminuem os danos causados pelos radicais livres nas células do corpo.

6 imagens

Planta cresce de forma semelhante a uma samambaia, em estilo trepadeira

Planta adulta tem crescimento de agrupamento de espinhos
Os frutos da planta também podem ser consumidos
Sementes da planta são duras e escuras
Flores são abundantes e possuem cheiro adocicado. São muito usadas para fazer mel
1 de 6

As folhas de ora-pro-nóbis são ricas em proteínas e fibras, podendo ser consumidas frescas ou secas

Reprodução/Neapro-Rio

2 de 6

Planta cresce de forma semelhante a uma samambaia, em estilo trepadeira

Reprodução/IF Campus Uruçuca (BA)

3 de 6

Planta adulta tem crescimento de agrupamento de espinhos

Reprodução/Neapro-Rio

4 de 6

Os frutos da planta também podem ser consumidos

Reprodução/Neapro-Rio

5 de 6

Sementes da planta são duras e escuras

Reprodução/IF Campus Uruçuca (BA)

6 de 6

Flores são abundantes e possuem cheiro adocicado. São muito usadas para fazer mel

Reprodução/Neapro-Rio

Tipos de ora-pro-nóbis e como consumir com segurança

Existem três tipos principais da planta: de flores brancas, rosas e douradas. Todas são comestíveis, mas a versão de flores rosas exige atenção, pois não deve ser consumida crua.

Ela contém oxalato, uma substância que, em excesso, pode contribuir para a formação de pedras nos rins em pessoas predispostas e ainda interferir na absorção de minerais no intestino.

Para reduzir esse risco, o ideal é cozinhar ou refogar as folhas da ora-pro-nóbis tipo rosa por cerca de dois minutos antes do consumo.

A ora-pro-nóbis pode ser encontrada em feiras de orgânicos, lojas de produtos naturais e até como suplemento alimentar. Quem gosta de jardinagem também pode cultivar a planta em casa, garantindo folhas frescas sempre à disposição.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Show de Jorge e Matheus deve ter maior público em 50 anos de Expoacre, neste domingo

Está chegando ao fim a 50ª edição da maior feira de negócios e entretenimento do Acre. Neste domingo, 3, a Expoacre se despede em...

Homem é preso ao manter ex-namorada grávida em cárcere privado em SP

Uma mulher grávida de oito meses foi sequestrada pelo ex-namorado e mantida em cárcere privado por dois dias em Itirapina, cidade localizada no interior...

Médica explica perigos do uso de canetas emagrecedoras sem acompanhamento

Novos concorrentes nacionais de medicamentos emagrecedores como Ozempic, Wegovy e Mounjaro chegam às farmácias brasileiras nesta segunda-feira (4). Em entrevista à CNN, a endocrinologista Deborah...