Conheça semente que regula o açúcar no sangue e protege o coração

Manter o coração saudável e os níveis de açúcar no sangue sob controle é fundamental para prevenir doenças como infarto e diabetes tipo 2. Além de hábitos saudáveis, o consumo de linhaça pode ser um aliado nesse processo.

A linhaça é composta por fibras solúveis e insolúveis que retardam o esvaziamento gástrico e a absorção da glicose, ajudando a evitar os picos de açúcar no sangue. O processo reduz a liberação excessiva de insulina, preservando o pâncreas e diminuindo o risco de desenvolver diabetes tipo 2.


Benefícios da linhaça

  • A linhaça ajuda na saciedade ao prolongar o tempo de digestão por ser rica em fibras. Também regula o intestino e auxilia pessoas com constipação.
  • Ela tem ação anti-inflamatória por conter ômega 3.
  • Contribui para a melhora da acne principalmente com o consumo do óleo ou da farinha.
  • Auxilia no controle da glicemia ao melhorar a resposta à insulina e reduzir a carga glicêmica das refeições.

“Essas fibras possuem o benefício de englobar o bolo alimentar, retardando a absorção da glicose e evitando o pico de liberação de insulina. O cenário evita o desgaste do pâncreas, órgão que é sobrecarregado quando há acúmulo de insulina e acaba desencadeando a diabetes tipo 2”, explicou a nutricionista Inarí Ciccone, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Segundo um artigo da Mayo Clinic, importante centro médico dos Estados Unidos, a linhaça também fornece proteínas, minerais, gorduras vegetais saudáveis e antioxidantes que ajudam a prevenir danos celulares.

Proteção ao coração

A semente é rica em ácido alfa-linolênico, um tipo de ômega-3 de origem vegetal, associado à redução de inflamações e à proteção das artérias.

“Alguns estudos sugerem que o ácido alfa-linolênico presente nas sementes pode beneficiar pessoas com doenças cardíacas”, afirmou a Mayo Clinic.

Há também evidências iniciais de que o consumo da linhaça pode ajudar a reduzir a pressão arterial, fator importante na prevenção de doenças cardiovasculares.

A nutricionista Talyta Machado, também de Brasília, destacou o papel das fibras e das gorduras insaturadas presentes na linhaça no funcionamento do intestino e no equilíbrio geral do organismo. “Isso é essencial até para o emagrecimento”, afirmou em entrevista anterior ao Metrópoles.

Linhaça
A linhaça é uma semente oleaginosa, rica em fibras, ômega-3, proteínas, vitaminas e minerais. É considerada um superalimento e pode ser consumida diariamente.

Como consumir a semente?

A linhaça pode ser usada em grãos, triturada ou em forma de farinha. Para aproveitar os benefícios, a recomendação é consumir cerca de uma colher de sopa por dia — o equivalente a 10 gramas. Também é possível usar o óleo prensado a frio da semente.

“Pode consumir todos os dias, se a alimentação for saudável e variada. A recomendação é comer uma ou duas colheres de sopa da semente ou farinha diariamente, ou uma colher de sopa do óleo”, orienta Talyta.

Não há diferença nutricional significativa entre a linhaça marrom e a dourada, e não existem restrições específicas ao consumo diário para pessoas saudáveis.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Grizzlies ofuscam brilho de Davis, vencem Mavs e vão aos playoffs da NBA

Está definido o último classificado aos playoffs da NBA. O Memphis Grizzlies confirmou o favoritismo, ofuscou grande apresentação de Anthony Davis e despachou o...

Putin anuncia cessar-fogo temporário na Ucrânia durante Páscoa

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou neste sábado (19) um cessar-fogo temporário durante o feriado de Páscoa com a Ucrânia. Segundo o governo russo,...

PM de folga reage a assalto e mata dois suspeitos no Rio de Janeiro

Dois suspeitos foram mortos por um policial militar de folga durante uma tentativa de assalto na Rua Ventura, no bairro de Xerém, em Duque...