Conmebol anuncia mudanças de regras na Sul-Americana e Libertadores

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou, nesta terça-feira (1º/4), mudanças nas regras para os jogos da Libertadores e da Sul-Americana. Entre as novas medidas, está a interrupção do jogo caso o goleiro permaneça com a bola por mais de oito segundos. As alterações entrarão em vigor nesta temporada.

A decisão da Conmebol busca se adequar às atualizações impostas pela International Football Association Board (IFAB), órgão que regulamenta as regras do futebol. As fases de grupos da Libertadores e Sul-Americana são iniciadas ainda nesta terça-feira.

Portanto, assim como no futebol brasileiro, os goleiros poderão segurar a bola por, no máximo, oito segundos. Caso extrapolem o tempo, um escanteio será dado para o time adversário. Para controle da situação, o árbitro deve sinalizar com as mãos a contagem dos cinco segundos finais.

4 imagens

Taça da Sul-Americana

Taça da Libertadores
Clubes brasileiros chegam fortes na Liberta mais uma vez
1 de 4

Racing (ARG) é o atual campeão da Sul-Americana

PHOTOxPHOTO / Alamy Stock Photo

2 de 4

Taça da Sul-Americana

Reprodução

3 de 4

Taça da Libertadores

Federico Peretti/NurPhoto via Getty Images

4 de 4

Clubes brasileiros chegam fortes na Liberta mais uma vez

Action Plus Sports Images / Alamy Stock Photo

Confira as demais mudanças:

Regra 8: Início e Reinício do Jogo; bola ao chão

Se uma jogada for interrompida fora da área, o árbitro concederá a posse a um jogador do time que controlava ou havia acabado de recuperar a bola, caso consiga identificar. Se isso não for possível, a reposição será feita para o atleta da equipe que tocou por último antes da paralisação.

O reinício deve ocorrer exatamente no ponto onde o lance foi interrompido.

Regra 9: Bola em jogo

Se um membro da comissão técnica, um jogador temporariamente fora do campo de jogo, um reserva, um jogador substituído ou expulso tocar em uma bola que esteja prestes a sair de campo, o árbitro concederá um tiro livre indireto, sem sanção disciplinar, se não houver intenção de interferir de forma ilegal.

Protocolo VAR

As competições têm a opção de permitir que o árbitro anuncie publicamente a decisão tomada após uma revisão ou uma verificação prolongada do VAR.

Veja o anúncio completo da Conmebol.



Fonte: Metrópoles

Miá Mello fala sobre carreira como atriz: “Quero trabalhar até os 95”

A atriz Miá Mello viaja o país com o solo Mãe fora da caixa, com que lota teatros país afora e, durante a semana,...

O que Brasil e EUA ganham e o que perdem com o tarifaço de Trump

O governo brasileiro ganhou mais alguns dias para avançar em negociações com a Casa Branca e lidar com a imposição de tarifas unilaterais de...

Datafolha: 48% dos brasileiros acham que Bolsonaro deveria ser preso

A parcela dos brasileiros que acha que o ex-presidente Jair Bolsonaro deveria ser preso (48%) é ligeiramente maior do que o grupo que afirma...