Conmebol sugere à Fifa Copa de 2030 com 64 seleções em três continentes

Durante o Congresso realizado nesta quinta-feira (10/4), o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, anunciou uma proposta formal à FIFA: ampliar a Copa do Mundo de 2030 para 64 seleções, exclusivamente nesta edição. O pedido tem como objetivo transformar o torneio do centenário em uma celebração inédita, com presença ampliada de países e partidas em múltiplos continentes.

“Estamos convencidos de que a comemoração do centenário será única, porque 100 anos só acontecem uma vez”, declarou Domínguez. “E é por isso que propomos, por uma única vez, realizar este aniversário com 64 equipes, em três continentes simultaneamente.”

Veja as fotos

Reprodução
Reprodução
Reprodução
Alejandro Domínguez, presidente da CONMEBOLReprodução
Reprodução
Reprodução

A edição de 2030 já foi confirmada com partidas inaugurais na Argentina, Uruguai e Paraguai — países ligados historicamente à origem da competição, sediada pela primeira vez no Uruguai em 1930. As demais fases ocorrerão em Portugal, Espanha e Marrocos, sedes principais do torneio.

Segundo Domínguez, a proposta busca ampliar o alcance simbólico e esportivo do torneio: “Para que todos os países tenham a oportunidade de viver uma experiência global e para que ninguém neste planeta fique de fora desta celebração que, embora seja realizada em todos os lugares.”

Atualmente, o plano da FIFA para a Copa de 2030 é seguir o modelo já aprovado para 2026 — com 48 seleções distribuídas em 12 grupos de quatro equipes. Caso a sugestão da Conmebol não seja acolhida, será a segunda edição com esse novo formato.

A FIFA ainda não se pronunciou oficialmente sobre a proposta apresentada no Congresso da Conmebol.



Fonte: Portal LEODIAS

Nomeado, exonerado e nomeado de novo: dono de instituto de pesquisas reassume diretoria do Imac

O pesquisador de campo José Denis Moura dos Santos, dono do Instituto Data Control, reassumiu nesta quarta-feira um cargo de diretoria no Instituto do...

Inédito! Pele criada em impressora 3D é usada em paciente com queimadura

Uma mulher australiana se tornou a primeira paciente no mundo a receber um transplante de pele criada em impressora 3D a partir de células...

Veja 4 dicas para reduzir o consumo de sal

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo excessivo de sódio representa um grave problema de saúde pública global. No Brasil, a ingestão média...