Conmebol sugere à Fifa Copa de 2030 com 64 seleções em três continentes

Durante o Congresso realizado nesta quinta-feira (10/4), o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, anunciou uma proposta formal à FIFA: ampliar a Copa do Mundo de 2030 para 64 seleções, exclusivamente nesta edição. O pedido tem como objetivo transformar o torneio do centenário em uma celebração inédita, com presença ampliada de países e partidas em múltiplos continentes.

“Estamos convencidos de que a comemoração do centenário será única, porque 100 anos só acontecem uma vez”, declarou Domínguez. “E é por isso que propomos, por uma única vez, realizar este aniversário com 64 equipes, em três continentes simultaneamente.”

Veja as fotos

Reprodução
Reprodução
Reprodução
Alejandro Domínguez, presidente da CONMEBOLReprodução
Reprodução
Reprodução

A edição de 2030 já foi confirmada com partidas inaugurais na Argentina, Uruguai e Paraguai — países ligados historicamente à origem da competição, sediada pela primeira vez no Uruguai em 1930. As demais fases ocorrerão em Portugal, Espanha e Marrocos, sedes principais do torneio.

Segundo Domínguez, a proposta busca ampliar o alcance simbólico e esportivo do torneio: “Para que todos os países tenham a oportunidade de viver uma experiência global e para que ninguém neste planeta fique de fora desta celebração que, embora seja realizada em todos os lugares.”

Atualmente, o plano da FIFA para a Copa de 2030 é seguir o modelo já aprovado para 2026 — com 48 seleções distribuídas em 12 grupos de quatro equipes. Caso a sugestão da Conmebol não seja acolhida, será a segunda edição com esse novo formato.

A FIFA ainda não se pronunciou oficialmente sobre a proposta apresentada no Congresso da Conmebol.



Fonte: Portal LEODIAS

Pesquisa: governo do Amapá tem 56,3% de aprovação e 38,9% de desaprovação

A gestão do governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade), é aprovada por 56,3% dos eleitores, de acordo com o levantamento do instituto Paraná Pesquisas...

Taxa de desemprego do Reino Unido sobe a 4,7% no trimestre até maio

A taxa de desemprego do Reino Unido subiu para 4,7% nos três meses até maio, ante 4,6% no trimestre até abril, atingindo o maior...

Arsenal quebra recorde com a contratação mais cara do futebol feminino

O Arsenal entrou para a história do futebol feminino ao contratar a atacante canadense Olivia Smith, do Liverpool, por cerca de 1 milhão de...