Todo mundo já foi ao mercado e escolheu algum produto sem conhecer, pegando apenas porque algo nele chamou a atenção. O hábito é normal: pesquisadores internacionais descobriram que embalagens com cores fortes podem influenciar significativamente as escolhas dos consumidores.
Isso acontece porque cores mais vibrantes geram a percepção de um produto potente e mais eficaz do que os outros em volta. No entanto, essa influência pode gerar comportamentos indesejados, como o uso inadequado ou insuficiente dos itens. O estudo foi publicado na revista científica Journal of Marketing no ano passado.
“Descobrimos que os consumidores tendem a associar cores altamente saturadas — como vermelhos vibrantes ou azuis intensos — a produtos mais fortes e eficazes. Embora isso possa aumentar a confiança em certas categorias, também pode levar a interpretações errôneas prejudiciais, especialmente para produtos relacionados à saúde ou críticos para a segurança”, diz a autora principal do artigo e professora Lauren Labrecque, da Universidade de Rhode Island, nos Estados Unidos, em entrevista à Associação Americana de Marketing.
Principais consequências da escolha baseada na cor
A percepção que embalagens com cores fortes são mais potentes e eficazes do que aquelas com tons mais suaves pode ser vista especialmente em itens de limpeza e desinfetantes. Por exemplo, alguns consumidores podem administrar uma dose insuficiente, presumindo que uma quantidade menor é o suficiente já que o produto é potente.
No caso de medicamentos, o efeito é outro. Embalagens mais chamativas afastam as pessoas, pois elas as associam a remédios muito fortes, causando hesitação ou uso indevido.

“Os consumidores fazem julgamentos em frações de segundo com base na embalagem. Embora cores fortes possam aumentar o apelo do produto, elas também podem induzir os consumidores a erro sobre como o produto deve ser usado, o que é particularmente preocupante para itens como medicamentos ou desinfetantes”, diz uma das autoras do artigo e professora Stefanie Sohn, da Universidade do Sul da Dinamarca.
Esse comportamento exige que marcas e empresas tomem cuidado ao escolher cores para suas embalagens, garantindo que o visual não confunda os consumidores. Os pesquisadores sugerem que uma das soluções para o problema seria tornar as informações de todos os itens mais claras e educar melhor as pessoas sobre o uso correto dos produtos.
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Fonte: Metrópoles