Creatina deixa inchado? Saiba como o suplemento age nos músculos

A creatina é um dos suplementos alimentares mais utilizados nos dias atuais. Tamanho sucesso está ligado ao ganho de força e aumento do desempenho nos exercícios físicos promovido pelo uso do produto. Mesmo assim, alguns mitos sobre a creatina ainda desencorajam as pessoas de usá-la.

Uma das crenças mais famosas relacionadas ao suplemento é que ele incha ou engorda quem consome. Na verdade, de acordo com a nutricionista Luíza Franco, o suplemento provoca retenção muscular, aumentando a água dentro do músculo.

“Faz diferença na balança, mas não é retenção de gordura ou de líquido corporal: é dentro do músculo”, afirmou a profissional da clínica Consciência Nutricional, de Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Portanto, a aparência de inchaço que muitas pessoas percebem ao utilizar a creatina acontece dentro do músculo. A principal ação do conjunto de aminoácidos é o transporte e armazenamento de energia em todas as células do corpo, especialmente as musculares — é como se a creatina funcionasse como um carregador de energia extra que ajuda seus músculos a trabalharem por mais tempo durante um exercício físico.


Para que serve a creatina?

  • A creatina funciona como fonte de energia para as células musculares.
  • A suplementação auxilia no processo de construção e manutenção muscular, aumentando a força para a realização de exercícios de resistência e de alta intensidade.
  • O consumo do suplemento também facilita a recuperação no pós-treino. Como resultado, os usuários aumentam a massa muscular mais rapidamente.
  • Ela também pode ter benefícios para o cérebro e para a prevenção de doenças crônicas.

Dicas para usar a creatina

Estudos demonstram que a creatina é um suplemento seguro, mas que deve ser tomado da maneira correta para evitar riscos. Qualquer prescrição deve respeitar as particularidades de cada um e ser realizada por profissionais de saúde, como nutricionistas.

creatina
A creatina é um dos suplementos mais consumidos do Brasil

Para potencializar ainda mais os benefícios do suplemento, ele deve ser consumido combinada com carboidratos. Também é essencial aliar a ingestão de creatina a treinos de força, pois, assim como outras suplementações, a substância sozinha não faz milagre.

Os benefícios da creatina começam de médio a longo prazo e não de forma imediata. É essencial ter paciência no processo. “Ela deve ser usada diariamente, aliada a uma alimentação saudável e prática constante de atividade física”, ressalta a gerente de pesquisa e desenvolvimento Andrea Dario Frias, da Sanavita.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Miley Cyrus quer fazer algo “muito especial” nos 20 anos de Hannah Montana

A cantora Miley Cyrus quer fazer algo especial para celebrar os 20 anos da estreia de “Hannah Montana” em 2026. “Quero criar algo realmente especial...

Torcedor arremessa vibrador em quadra durante jogo da WNBA; veja

Golden State Valkyries e Atlanta Dream fizeram um duelo emocionante pela temporada regular da WNBA. Nesta terça-feira (29), a ala italiana Cecilia Zandalasini converteu uma...

Envolvido em confusão com Glauber Braga deixa MBL e critica Arthur do Val

O militante e ex-candidato a vereador Gabriel Costenaro deixou o MBL (Movimento Brasil Livre) e alegou, em vídeo publicado nas redes sociais na terça-feira...