Creatina: existe idade mínima para começar a tomar o suplemento?

Por ser associada ao ganho de força e aumento do desempenho nos exercícios, a suplementação com creatina tem se tornado cada vez mais mais popular entre praticantes de atividades físicas de todas as idades. No entanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas se o uso do suplemento na adolescência pode prejudicar o desenvolvimento dos jovens.

“Não há uma idade mínima determinada em legislação, mas a prescrição em adolescentes só deve ser considerada após avaliação criteriosa do estado nutricional, da função renal, da maturidade biológica e da demanda esportiva. Em crianças e adolescentes sem justificativa clínica ou esportiva clara, a suplementação não é indicada”, aponta o nutricionista Fernando Castro, que atua em Brasília.

Além de problemas renais, o consumo desenfreado ou sem orientação médica da creatina pode piorar um problema muito comum na adolescência: a acne. “Isso acontece muito em uso de suplementos contaminados, que normalmente são aqueles mais baratinhos. Geralmente, quando a gente vai comprar escondido, é o que acaba escolhendo”, explica o nutricionista Matheus Silva Gomes, que atua em São Paulo.


Para que serve a creatina?

  • A creatina funciona como fonte de energia para as células musculares.
  • A suplementação auxilia no processo de construção e manutenção muscular, aumentando a força para a realização de exercícios de resistência e de alta intensidade.
  • O consumo do suplemento também facilita a recuperação no pós-treino. Como resultado, os usuários aumentam a massa muscular mais rapidamente.
  • A creatina também pode ter benefícios para o cérebro e para a prevenção de doenças crônicas.

Consumo atrapalha o crescimento de adolescentes?

A creatina não afeta o crescimento nem o desenvolvimento hormonal quando usada corretamente. Mas, antes de prescrever o suplemento, é importante avaliar a situação física do paciente. “É altamente recomendada a realização de exames. Avaliações de função renal, exames de sangue e uma anamnese detalhada são importantes para garantir que o uso será seguro e eficaz para o jovem”, ressalta o nutricionista Guilherme Lopes, do Grupo Mantevida, em Brasília.

Imagem de adolescente comendo uma salada - Metrópoles
Para um melhor desenvolvimento na adolescência, a prioridade deve ser uma boa alimentação

Na adolescência, a prioridade sempre deve ser uma boa rotina alimentar. A creatina é apenas uma ferramenta complementar e só deve ser usada com acompanhamento. O ideal é que a suplementação em jovens aconteça apenas em casos de atletas, desde que haja real necessidade fisiológica, com plano alimentar adequado e acompanhamento profissional.

Como a creatina age no corpo

A creatina é formada pelos aminoácidos glicina, etionina e erginina, que atuam como uma fonte de energia para as células musculares. Ela também pode ser produzida naturalmente através do fígado, rins e pâncreas.

De acordo com a nutricionista Luiza Franco, da clínica Consciência Nutricional, em Brasília, a creatina atua no sistema anaeróbico aláctico (ATP-CP), fornecendo energia para os músculos. “A ‘falha’ muscular durante um exercício indica que o estoque de ATP está se esgotando. Com níveis adequados de energia, esse esgotamento ocorre mais tarde”, explicou em entrevista anterior ao Metrópoles.

Geralmente, a creatina começa a funcionar depois de cerca de três semanas. No entanto, o período depende da dosagem, resposta do corpo de cada pessoa e da frequência dos treinos físicos.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Corinthians negocia com Tite e pode anunciar novo técnico ainda esta semana

O Corinthians definiu Tite como prioridade para comandar a equipe após a saída de Ramón Díaz e realizou uma reunião nesta segunda-feira (21/4) com...

Tony Ramos volta às novelas “com alma de poeta”

A Globo estreia dia 28, sete da noite, a novela “Dona de Mim”, escrita por Rosane Svartman e tem como grande diferencial a presença...

Em meio a climão com Justin Bieber, Hailey compartilha descoberta de cistos no ovário

Vivendo um momento complicado no casamento com Justin Bieber, Hailey Bieber, de 28 anos, revelou ter sido diagnosticada com dois cistos no ovário. A...