Creatina: veja em quanto tempo o suplemento alimentar faz efeito

Por ser associada ao ganho de força e aumento do desempenho nos exercícios, a suplementação com creatina tem se tornado cada vez mais mais popular entre os praticantes de atividades físicas. Realmente, o suplemento é um ótimo aliado para quem treina, mas você sabe em quanto tempo ele faz efeito no seu corpo?

Geralmente, a creatina começa a funcionar depois de cerca de três semanas. No entanto, o período depende da dosagem, resposta do corpo de cada pessoa e da frequência dos treinos físicos.

A creatina é formada pelos aminoácidos glicina, etionina e erginina, que atuam como uma fonte de energia para as células musculares. Ela também pode ser produzida naturalmente no corpo humano através do fígado, rins e pâncreas.

De acordo com a nutricionista Luiza Franco, da clínica Consciência Nutricional, em Brasília, a creatina atua no sistema anaeróbico aláctico (ATP-CP), fornecendo energia para os músculos. “A ‘falha’ muscular durante um exercício indica que o estoque de ATP está se esgotando. Com níveis adequados de energia, esse esgotamento ocorre mais tarde”, explicou em entrevista anterior ao Metrópoles.


Para que serve a creatina?

  • A creatina funciona como fonte de energia para as células musculares.
  • A suplementação auxilia no processo de construção e manutenção muscular, aumentando a força para a realização de exercícios de resistência e de alta intensidade.
  • O consumo do suplemento também facilita a recuperação no pós-treino. Como resultado, os usuários aumentam a massa muscular mais rapidamente.
  • A creatina também pode ter benefícios para o cérebro e para a prevenção de doenças crônicas.

Como incluir a creatina na rotina alimentar

Normalmente, os consumidores da creatina diluem o pó do suplemento na água, no café ou o tomam puro. Ela também pode ser consumida em cápsulas. Independente da forma de preferência, o importante é garantir o consumo todos os dias para que a suplementação surta o efeito esperado.

O que acontece quando você toma creatina diariamente mesmo sem treinar
O consumo da creatina pode ajudar a melhorar os resultados na academia

Não há horário certo para o consumo do suplemento, que pode ser ingerido antes ou depois dos treinos. Outra boa estratégia para maximizar os resultados da creatina é consumi-la combinada com carboidratos.

“Evidências indicam que a absorção da creatina pode ser potencializada quando ingerida junto com refeições ricas em carboidratos, já que esses alimentos estimulam a liberação de insulina, facilitando a captação da substância pelas células musculares”, explicou o nutricionista Ricardo Antonow, que atua em Brasília, também em entrevista anterior ao Metrópoles.

A creatina deve ser consumida diariamente?

Sim, mesmo em dias de descanso dos treinos. A constância é importante pois os efeitos da creatina acontecem de médio a longo prazo e não de forma imediata. Ao utilizar o suplemento todos os dias, os estoques necessários para dar mais força aos músculos são utilizados de maneira facilitada, ajudando na progressão de carga durante os treinos, por exemplo.

Estudos demonstram que a creatina é um suplemento seguro, mas que deve ser tomado da maneira correta. Qualquer prescrição para o consumo deve respeitar as particularidades de cada pessoa e ser realizada por profissionais de saúde.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Condutor da Ranger vermelha que matou vigilante foi liberado para não ser linchado, diz PRF; Veja a revolta da família

A assessoria de Imprensa da Polícia Rodoviária Federal informou há pouco à reportagem de oseringal que o condutor da Ranger vermelha que atropelou e...

Texto final de anistia será decidido pela Câmara e Senado, diz Sóstenes

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse, nesta quinta-feira (17), que o texto final do projeto da anistia será decidido soberanamente...

Acordo nuclear: Irã diz que “enriquecimento de urânio não é negociável”

O Irã reforçou seu direito de enriquecer urânio e acusou o governo Trump de enviar sinais contraditórios após declarações do enviado dos Estados Unidos...