Datafolha: para 58%, Tarcísio deveria tentar reeleição; 30%, a Presidência

A pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (10) mostra que, para a maioria da população do estado de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deveria tentar a reeleição ao invés de disputar as eleições presidenciais em 2026.

Para 58% dos entrevistados, o governador deveria disputar mais um mandato à frente do Governo do Estado, enquanto 30% acreditam que ele deveria se candidatar à Presidência da República. Já 12% não souberam responder.

A pesquisa também analisou pessoas com ideologias políticas diferentes.

Entre os que se consideram petistas, 58% acham que ele deveria tentar a reeleição, enquanto 28%, a presidência. Já entre a base bolsonarista, os percentuais são 61% e 32%. Nestes segmentos, a margem de erro é de cinco pontos percentuais.

Quando perguntados sobre qual candidato o governador deveria apoiar caso deixe de tentar a reeleição, Pablo Marçal (PRTB), com 23% e o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), com 22%, tiveram um empate técnico.

Durante disputa para a prefeitura da capital, Tarcísio declarou seu apoio a Nunes e fez críticas ao empresário.

Já para 10% dos entrevistados, o governador deveria apoiar o secretário de Governo, Gilberto Kassab (PSD), e 7% afirmam que o apoio deveria ir para o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos).

Outros 6% afirmam que Tarcísio deveria apoiar o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL), enquanto 3%, para o Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL).

A pesquisa ouviu 1,5 mil eleitores com mais de 16 anos, de 81 cidades do estado, entre os dias 1 e 3 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Tarcísio negou os planos de disputar o cargo de chefe do Executivo no próximo ano, e declarou seu apoio ao seu padrinho político, Jair Bolsonaro (PL), inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo a legislação eleitoral, ele tem até abril de 2026 para tomar a decisão. Aliados de Tarcísio afirmaram que ele admitiu a possibilidade de entrar para a disputa, desde que com apoio de Bolsonaro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Datafolha: para 58%, Tarcísio deveria tentar reeleição; 30%, a Presidência no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Web resgata vídeo de suposta briga entre Cauã Reymond e Bruna Marquezine: “Agressivo”

A briga com Bella Campos nos bastidores de “Vale Tudo” escalonou, e o ator Cauã Reymond tem sido exposto por ex-namoradas e passou a...

Lady Gaga brinca com falha técnica no microfone durante show no Coachella

Lady Gaga enfrentou dificuldades técnicas no início da sua apresentação no segundo final de semana do Coachella neste sábado (19/4). Durante a segunda música...

Bella Campos e Taís Araújo curtem jantar de Páscoa em meio a tretas de “Vale Tudo”

Deixando as polêmicas e tretas dos bastidores do remake de “Vale Tudo” de lado, Bella Campos se juntou a Taís Araújo em um jantar...