Deputado pede que PGR investigue asilo à ex-primeira-dama do Peru

O deputado federal Sanderson (PL-RS) oficiou a Procuradoria-Geral da República (PGR) na quinta-feira (17) para pedir uma investigação sobre a legalidade do asilo diplomático à Nadine Heredia, ex-primeira-dama do Peru.

No ofício, encaminhado ao procurador-geral Paulo Gonet, o deputado afirma que há “necessidade de verificação dos fundamentos jurídicos e das circunstâncias do eventual ato de concessão de asilo político“.

Segundo o parlamentar, a apuração servirá para “evitar que o Brasil se torne refúgio para indivíduos condenados por práticas ilícitas graves, muitas vezes com conexão direta com fatos criminosos ocorridos em território nacional”.

O deputado também solicitou que, se houver constatação de irregularidades, seja promovida a “responsabilização civil, administrativa ou criminal dos agentes públicos envolvidos, além da eventual revogação do asilo político concedido em desconformidade com a ordem jurídica brasileira”.

Asilo diplomático

O Ministério das Relações Exteriores confirmou na tarde de quarta-feira (16) a chegada de Nadine Heredia e do seu filho menor de idade ao Brasil, após concessão de asilo diplomático.

Por meio de nota, o Itamaraty afirmou que ambos passarão por procedimentos necessários para regularização migratória no país.

O ex-presidente do Peru Ollanta Humala e Heredia foram acusados de receber fundos da Odebrecht, agora conhecida como Novonor, em sua bem-sucedida campanha de 2011.

A Justiça também aponta que ambos receberam dinheiro do governo venezuelano, que na época era comandado por Hugo Chávez. Heredia nega as acusações.

O asilo diplomático se deu na terça-feira (15), algumas horas depois de a Justiça do Peru condenar o casal a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro.

Convenção de Caracas

Em entrevista à CNN nesta sexta-feira (18), o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira afirmou que o asilo diplomático foi “concedido com base na convenção de Caracas de 1954”.

Ele também acrescentou que a medida “prevê o transporte até o Brasil, o recebimento, o acolhimento, a atenção para fornecer a documentação necessária”. “Daí em diante ela se manterá no Brasil por meios próprios”. disse o ministro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Deputado pede que PGR investigue asilo à ex-primeira-dama do Peru no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Motociclista bêbado que atropelou e matou pastor no Calafate é indiciado por homicídio culposo

O motociclista Bruno Eduardo Lima da Silva, de 18 anos, foi indiciado por homicídio culposo — quando não há intenção de matar — após...

Barrada no trio? Jojo Todynho reage após vídeo no Carnaval de Salvador. Veja o vídeo

Jojo Todynho foi alvo de especulações de que teria sido barrada do trio de Bell Marques no Carnaval de Salvador neste domingo (15/2) Fonte: Metrópoles...

Olimpíadas de Inverno: Ongaro faz melhor resultado do Brasil no slalom

Após queda de Lucas Pinheiro, Giovanni Ongaro foi único representante do Brasil na segunda bateria do slalom nos Jogos Olímpicos de Inverno Fonte: Metrópoles