Dicas de Páscoa: como encaixar o chocolate do feriado na sua dieta

Que é difícil se manter fiel a dieta e resistir aos ovos de chocolate durante o período da Páscoa, todos nós sabemos; agora, que dá sim para se deliciar no feriado sem comprometer o corpinho, é isso que você precisa saber. Ao portal LeoDias, a nutricionista Juliana Bayeux dá dicas de comer escolher bem o chocolate que cabe na sua dieta.

Confira as dicas da nutricionista a seguir:

Veja as fotos

ovo de Pascoa saudavel
Mitos e verdades sobre o chocolate
Reprodução/Pexels
Chocolate amargo, cacauReprodução/Pexels
ovos de pascoa diferentes sabores
Mitos e verdades sobre o chocolate
Reprodução/Sabor na Mesa
Reprodução/Sabor na Mesa
Reprodução/
Ovos de páscoaReprodução/

1. Aposte no chocolate amargo

O chocolate não precisa ser o vilão da sua dieta. Cheios de opções no mercado, além de ser menos calórico, o chocolate amargo também pode trazer alguns benefícios.

Os chocolates amargos, que são mais rico em cacau, são ricos em antioxidantes, que ajudam a proteger o coração e os demais órgãos.

Eles também têm menos açúcares e um gosto mais presente do cacau, que dão mais saciedade – ou seja, que ajudam a evitar o descontrole na hora de saborear.

2. % do Cacau: quanto mais melhor

Segundo a nutricionista Juliana Bayeux, quanto maior a porcentagem do cacau, maiores serão os benefícios do chocolate.

Chocolates entre 70% e 85% são as melhores opções, por terem maiores níveis de antioxidantes, menores níveis de açúcar e sabor mais intenso.

“Abaixo disso, o açúcar já começa a dominar a composição e os efeitos diminuem bastante”, conta a especialista.

3. Evite os chocolates brancos

Dependendo da sua dieta, sempre tem algum espacinho para dar aquela escapada e se permitir um docinho – principalmente no feriado.

Bayeux recomenda, porém, que as pessoas evitem o chocolate branco.

Por serem feitos basicamente de manteiga de cacau – a parte mais gordurosa, leite em pó e açúcar, eles têm menor valor nutricional e são muito mais ricos em açúcares.

4. Se arrisque nas opções sem açúcar

Muitos evitam os chocolates sem açúcares por medo de que o sabor seja pior, mas eles são ótimas opções para quem quer encaixar um docinho na dieta – seja no feriado ou não.

Opções com adoçantes naturais, como stévia ou estritol, também são boas alternativas para quem tem diabetes ou problemas relacionados à picos de glicemia.



Fonte: Portal LEODIAS

SUS oferece vacina contra bronquiolite para bebês prematuros

A partir deste mês, bebês prematuros e com comorbidades poderão receber vacina contra bronquiolite no Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento oferecido é...

Novos pedidos de CNH quadruplicam em janeiro, mostra Senatran

O número de novos pedidos de Carteira Nacional de Habilitação passou de 369,2 mil, em janeiro de 2025, para 1,7 milhão em janeiro de...

Colisão de bote com barco da guarda costeira mata 15 migrantes na Grécia

Pelo menos 15 migrantes morreram no Mar Egeu, perto da Grécia, na terça-feira (3), após a embarcação em que viajavam colidir com um navio...