Dieta rica em industrializados aumenta risco de inflamação na gengiva

A saúde do corpo resulta do bem-estar de uma série de sistemas que se conectam de maneira interdependente. Por isso, os hábitos que se adota durante a vida são fundamentais para garantir o bom funcionamento de todo o organismo. A alimentação é um dos principais pilares dessa dinâmica.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), publicado no Journal of Periodontology, relacionou o consumo de alimentos pró-inflamatórios à inflamação gengival. Os apontamentos reforçam a importância de prezar pelo equilíbrio na alimentação, optando por alternativas naturais. Assim, especialmente durante o verão, estação que favorece o consumo de industrializados, priorizar boas opções é crucial.

Isso porque, além do baixo valor nutricional desses alimentos, há uma quantidade elevada de açúcares e ácidos. Essas substâncias podem contribuir para uma inflamação na gengiva, desencadeando diversas doenças periodontais.

A dentista biológica especialista em saúde integrativa Sandra Chagas, explica que o bem-estar da boca influencia diretamente na qualidade de vida e na autoconfiança. A saúde bucal é um componente integral na saúde geral. Sendo assim, as doenças periodontais vão além de problemas dentários, comprometendo a qualidade de vida como um todo.

Além disso, é necessário atentar-se à presença de inflamações que, se não tratadas corretamente, podem progredir para a periodontite, um quadro severo da infecção, e até mesmo perda dos dentes. “O diagnóstico e tratamento precoces das doenças periodontais não apenas preservam dentes e gengiva, mas também reduzem os riscos de complicações sistêmicas potencialmente graves”, esclarece a especialista.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Felipe Simas elogia esposa por priorizar a família: “Tenho muito orgulho dela”

Durante participação no “Encontro” nesta quarta-feira (16/7) o ator Felipe Simas comentou sobre a escolha de sua esposa, a jornalista Mariana Uhlmann, de deixar...

Após dar à luz, mãe é diagnosticada com doença que “incendeia” a pele

Um momento que deveria ser de felicidade acabou se tornando o início de um pesadelo na vida da britânica Rachel Bradford, de 30 anos....

Cérebro afiado? Estudo aponta que dieta rica em cobre pode ajudar

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Médica de Hebei, na China, indica que o cobre presente nos alimentos pode ter um papel importante...