Dieta rica em industrializados aumenta risco de inflamação na gengiva

A saúde do corpo resulta do bem-estar de uma série de sistemas que se conectam de maneira interdependente. Por isso, os hábitos que se adota durante a vida são fundamentais para garantir o bom funcionamento de todo o organismo. A alimentação é um dos principais pilares dessa dinâmica.

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), publicado no Journal of Periodontology, relacionou o consumo de alimentos pró-inflamatórios à inflamação gengival. Os apontamentos reforçam a importância de prezar pelo equilíbrio na alimentação, optando por alternativas naturais. Assim, especialmente durante o verão, estação que favorece o consumo de industrializados, priorizar boas opções é crucial.

Isso porque, além do baixo valor nutricional desses alimentos, há uma quantidade elevada de açúcares e ácidos. Essas substâncias podem contribuir para uma inflamação na gengiva, desencadeando diversas doenças periodontais.

A dentista biológica especialista em saúde integrativa Sandra Chagas, explica que o bem-estar da boca influencia diretamente na qualidade de vida e na autoconfiança. A saúde bucal é um componente integral na saúde geral. Sendo assim, as doenças periodontais vão além de problemas dentários, comprometendo a qualidade de vida como um todo.

Além disso, é necessário atentar-se à presença de inflamações que, se não tratadas corretamente, podem progredir para a periodontite, um quadro severo da infecção, e até mesmo perda dos dentes. “O diagnóstico e tratamento precoces das doenças periodontais não apenas preservam dentes e gengiva, mas também reduzem os riscos de complicações sistêmicas potencialmente graves”, esclarece a especialista.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

33% dos brasileiros de até 34 anos pensam em abrir seu próprio negócio

Fatores geracionais e econômicos têm apontado novas tendências para o futuro do mercado de trabalho no Brasil, segundo estudo feito pela Hibou Pesquisa e...

68% dos trabalhadores estão insatisfeitos com salário atual, diz Serasa

Trabalhadores brasileiros têm sentimentos mistos em relação à atual posição de trabalho e seu futuro profissional. Segundo pesquisa do Serasa, 68% das pessoas afirmam...

Escala 6×1: Redução de jornada pode aumentar custos, dizem advogados

A redução da jornada de trabalho defendida pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6×1 tem viabilidade jurídica, mas...