Dificuldade de aprendizagem ou TDAH? Saiba como diferenciar

Ao longo do ano letivo, muitas famílias e professores começam a perceber desafios no desempenho escolar das crianças. Dificuldades para manter o foco, compreender conteúdos e acompanhar o ritmo da turma são queixas frequentes. Mas como saber se esses sinais indicam uma dificuldade de aprendizagem ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?

De acordo com a psicóloga clínica e psicopedagoga Roberta Passos, especialista em Neuropsicologia pelo IPQ-FMUSP, a distinção entre essas condições é fundamental para garantir a intervenção correta e o suporte adequado.

“Nem toda dificuldade na escola significa que a criança tem TDAH. O transtorno envolve sintomas persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que impactam várias áreas da vida, não apenas o aprendizado. Já as dificuldades de aprendizagem podem estar relacionadas a fatores emocionais, pedagógicos ou até a transtornos específicos, como a dislexia”, explica.

Muitas vezes, o excesso de diagnósticos precipitados pode levar a intervenções inadequadas. Por isso, a avaliação correta por um profissional capacitado é essencial.

Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

PP avalia deixar Tarcísio e lançar candidato próprio ao governo de SP

O PP (Progressistas) avalia lançar um candidato próprio ao governo de São Paulo em 2026, disseram quadros da cúpula da legenda, sob reserva. Assim,...

Prêmio de R$ 1 bilhão: Veja curiosidades sobre a Mega da Virada

A Mega da Virada é um dos eventos mais aguardados de final de ano e em 2025 oferecerá o maior prêmio de todos os...

Relembre trajetória da atriz Brigitte Bardot, ícone do cinema francês

A atriz francesa Brigitte Bardot morreu neste domingo (28), aos 91 anos. A informação foi confirmada por sua fundação dedicada ao bem estar animal. Bardot...