ELA: entenda doença do ator Eric Dane, de Grey’s Anatomy e Euphoria

O ator norte-americano Eric Dane, conhecido por interpretar Mark Sloan em Grey’s Anatomy e Cal Jacobs em Euphoria, anunciou que foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Aos 52 anos, Dane é casado com a atriz Rebecca Gayheart, com quem tem duas filhas. Em entrevista à revista People, ele declarou estar grato por contar com o apoio da família enquanto enfrenta essa nova fase da vida.

“Sinto-me privilegiado por poder continuar trabalhando e estou ansioso para retornar ao set de Euphoria na próxima semana. Peço gentilmente que deem privacidade à minha família e a mim durante este período”, afirmou o ator.

Apesar do diagnóstico, Dane afirmou que a doença não tem impactado sua rotina profissional e confirmou que voltará às gravações da terceira temporada da série nos próximos dias.

3 imagens

Eric Dane e Patrick Dempsey durante Greys Anatomy

Eric Dane será o vilão de Bad Boys: Até o Fim
1 de 3

Eric Dane, 52 anos, revelou que foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA)

Getty Images

2 de 3

Eric Dane e Patrick Dempsey durante Greys Anatomy

Reprodução

3 de 3

Eric Dane será o vilão de Bad Boys: Até o Fim

Foto: Divulgação

O que é esclerose lateral amiotrófica (ELA)?

A esclerose lateral amiotrófica é uma das principais doenças neurodegenerativas, ao lado do Parkinson e do Alzheimer. A doença afeta o sistema nervoso de forma progressiva e acarreta em paralisia motora irreversível.

Com o tempo, a doença, leva à paralisia muscular e pode comprometer funções vitais, como a fala, a deglutição e a respiração.

“À medida que a doença avança, os pacientes também perdem a capacidade de se mover e, eventualmente, respirar de forma independente. A ELA é bastante desafiadora e ainda esbarramos na desinformação, que desencadeia um diagnóstico tardio”, explica Tatiana Branco, diretora médica da Biogen Brasil.

De acordo com o neurologista Carlos Wagner Pereira Júnior, do Hospital Anchieta de Brasília (grupo Kora Saúde), a ELA é mais comum entre homens — com uma proporção de 1,5 casos masculinos para cada diagnóstico em mulheres. No Brasil, a incidência é considerada rara: cerca de um caso por ano a cada 50 mil pessoas.

“Apesar da baixa incidência, a manifestação da condição impacta muito a vida do doente e a dos familiares, porque a ELA causa uma incapacidade física aguda”, explicou o neurologista em entrevista anterior ao Metrópoles.

A sobrevida dos pacientes varia bastante, dependendo da forma da doença. A ELA pode ser classificada em esporádica — a mais comum — e familiar, que tem origem genética. Estima-se que de 5% a 10% dos casos estejam ligados a mutações genéticas. A maioria, no entanto, ocorre de forma esporádica e pode estar associada ao estilo de vida.


Sintomas da esclerose lateral amiotrófica

Além da perda progressiva dos movimentos, a ELA também pode afetar as funções cognitivas, causando dificuldades de memória e raciocínio. Entre os sintomas mais comuns estão:

  • Engasgos frequentes.
  • Gagueira (disfemia).
  • Cabeça caída.
  • Cãibras musculares.
  • Contrações involuntárias dos músculos (fasciculações).
  • Perda de peso.
  • Alterações na voz.
  • Rouquidão.
  • Dificuldade de dicção, com fala lenta ou anormal.

Como é feito o tratamento?

O tratamento busca desacelerar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida do paciente. Não há cura, mas os cuidados são multidisciplinares e envolvem acompanhamento médico, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Em alguns casos, medicamentos específicos também são indicados para aliviar os sintomas e prolongar a autonomia do paciente pelo maior tempo possível.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Web resgata vídeo de suposta briga entre Cauã Reymond e Bruna Marquezine: “Agressivo”

A briga com Bella Campos nos bastidores de “Vale Tudo” escalonou, e o ator Cauã Reymond tem sido exposto por ex-namoradas e passou a...

Lady Gaga brinca com falha técnica no microfone durante show no Coachella

Lady Gaga enfrentou dificuldades técnicas no início da sua apresentação no segundo final de semana do Coachella neste sábado (19/4). Durante a segunda música...

Bella Campos e Taís Araújo curtem jantar de Páscoa em meio a tretas de “Vale Tudo”

Deixando as polêmicas e tretas dos bastidores do remake de “Vale Tudo” de lado, Bella Campos se juntou a Taís Araújo em um jantar...