Em greve de fome, Glauber Braga recebe Gleisi, Sidônio e Lindbergh

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) recebeu, na tarde deste sábado (12), a visita da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, do ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, e do líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias.

Desde a última quarta-feira (9), quando o Conselho de Ética votou, por 15 votos a 3, pela cassação de Braga, o parlamentar anunciou que faria uma greve de fome em protesto. Além disso, o deputado tem dormido nas dependências da Câmara dos Deputados.

De acordo com assessoria do PSOL, a ministra Gleisi classificou a decisão do Conselho de Ética como “injusta e desproporcional”. O deputado Lindbergh afirmou, também de acordo com o partido, que “tem conversado com líderes partidários no sentido de buscar uma saída desta crise“.

Em nota encaminhada à imprensa neste sábado, o PSOL afirmou que o protesto de Glauber já soma 84 horas de jejum, com exceção de água, água de coco e isotônico.

De acordo com a sigla, o parlamentar dorme cerca de quatro horas por noite e, na última madrugada, assistiu a um episódio da série Black Mirror.

Entenda

Glauber é acusado de empurrar e expulsar um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) do Congresso Nacional durante uma confusão em 2024. Na ocasião, o deputado chegou a chutar o homem.

O PSOL, no entanto, considera o processo no Conselho de Ética uma “articulação golpista”. Segundo Glauber, o processo é resultado de uma retaliação do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), contra as denúncias feitas por ele no caso chamado de orçamento secreto. Lira nega.

Na última semana, o relator do processo no Conselho de Ética, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), leu o parecer que pede a cassação de Glauber. No relatório, Magalhães afirma que o colega “extrapolou dos direitos inerentes ao mandato, abusando, assim, das prerrogativas que possui”.

O deputado poderá recorrer da decisão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Se a CCJ rejeitar o recurso, o processo será encaminhado para o plenário, onde a cassação deverá receber ao menos 257 votos para ser aprovada.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Em greve de fome, Glauber Braga recebe Gleisi, Sidônio e Lindbergh no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Vídeo mostra mulher comprando ovo de Páscoa que matou criança envenenada no Maranhão

Jordélia Pereira Barbosa, de 35 anos, mulher acusada de envenenar uma família com um ovo de Páscoa, foi flagrada por câmeras de segurança no...

Nada de enjoo! Carol Peixinho revela como descobriu gravidez

Carol Peixinho está grávida de seu primeiro filho com o cantor Thiaguinho, com quem tem um relacionamento há quase 4 anos. Os dois serão...

Davi Brito vira réu por violência psicológica contra ex-namorada

Mais uma polêmica envolvendo o campeão do BBB24, Davi Brito veio à tona nesta quinta-feira (17/4). Agora, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJMA)...