Especialista: “A gente não consegue sair do petróleo de uma vez”

Em entrevista ao CNN Sustentabilidade, o professor do Departamento de Botânica na Universidade de São Paulo Marcos Buckeridge falou sobre a transição energética e a produção de petróleo no Brasil. Segundo ele, “a gente não consegue sair do petróleo de uma vez”.

O professor, inclusive, fez uma analogia com a velocidade de um veículo. “É como se você tivesse no seu carro a 150 km/h e você parasse de uma vez, você vai atravessar o para-brisas”.

Segundo o professor, uma das estratégias da transição energética é a Bioenergia com Captura e Armazenamento de Carbono (BECCS).

“Você produz a bioenergia a partir da cana, por exemplo, mas ali do lado da usina, você pega todo o CO2 que é produzido durante o processo e você enterra esse CO2 a três ou quatro quilômetros de profundidade. Ali, o CO2 está num estado super crítico, que é como se fosse um líquido, ou então ele mineraliza, ele reage com as rochas e fica guardado lá embaixo. Não tem perigo de fazer isso”, explica.

Esse sistema de captura e armazenamento de carbono (CCS) está sendo estudado no mundo inteiro. “Quando eu junto o CCS à bioenergia, isso tem um potencial de levar, por exemplo, o nosso etanol a ter não uma emissão negativa”.

O professor ainda enfatiza que outros materiais também são feitos de petróleo, portanto, a transição energética não envolve apenas os combustíveis.

“No centro de biologia sintética e de sistemas, nós temos bactérias que produzem plásticos dentro das células e nós podemos extrair esse plástico. Vamos gradativamente substituindo”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Especialista: “A gente não consegue sair do petróleo de uma vez” no site CNN Brasil.

Turista em lua de mel é baleado em tentativa de assalto no Rio de Janeiro

Um turista de Minas Gerais foi baleado na tarde deste domingo (6/04) durante uma tentativa de assalto nas proximidades da zona portuária do Rio...

Rússia diz estar pronta para ajudar em acordo nuclear entre EUA e Irã

O governo russo declarou nesta segunda-feira (7) que a Rússia estava pronta para fazer tudo o que pudesse para resolver as tensões entre os...

Voo atrasa 2 horas após passageiro acionar saída de emergência no RS

Um voo da Azul teve um atraso de duas horas após um passageiro acionar, deliberadamente, a saída de emergência de uma aeronave da companhia...