Um homem foi preso na Califórnia após sequestrar uma menina de 10 anos que conheceu por meio de plataformas de jogos online. Segundo as autoridades, ele mantinha contato com a criança pelos aplicativos Roblox e Discord.
Matthew Macatuno Naval, de 27 anos, foi preso no domingo (13) por sequestro e conduta sexual ilegal com uma menor de idade, informou o Gabinete do Xerife do Condado de Kern em um comunicado à imprensa . A CNN está trabalhando para determinar se Naval tem representação legal.
Os policiais do Condado de Kern começaram no domingo a procurar pela criança, uma jovem de Taft, Califórnia, de acordo com a afiliada da CNN KOVR , depois que sua família relatou seu desaparecimento, disse a polícia.
Quando os relatos indicavam a possibilidade da menina ter sido sequestrada, os detetives disseram que descobriram que ela estava se comunicando com o homem pelas redes sociais, e que ele estaria na região de Elk Grove, a mais de 400 quilômetros de distância de Taft, onde está localizada a casa da criança.
A polícia do Condado de Kern notificou as autoridades em Elk Grove, que encontraram a criança na tarde de domingo, segundo o comunicado.
Naval foi preso no Condado de Sacramento e posteriormente transferido para o Condado de Kern, onde está detido com fiança fixada em US$ 250.000 (cerca de R$1.450.000,00). Ele tem uma audiência judicial marcada para a próxima sexta-feira (18).
Ainda no comunicado à imprensa, o Gabinete alertou sobre a “importância da segurança na internet”, referindo-se às mensagens que Naval supostamente trocou com a menor de idade no Roblox e no Discord.
O Roblox é uma plataforma de criação de jogos online muito popular entre adolescentes; já o Discord é um aplicativo de mensagens instantâneas, comumente utilizado em comunidades gamers.
“Pais, monitorem todo o uso eletrônico e saibam com quem seus filhos estão se comunicando. Muitos aplicativos e jogos têm recursos de mensagens e apresentam o mesmo risco, se não mais, que as plataformas de mídia social”, disseram.
No mês passado, em resposta a alegações de que crianças estão sendo expostas a conteúdo prejudicial no site, o cofundador e CEO do Roblox, Dave Baszucki, disse à BBC que a empresa adota “a postura de que qualquer incidente ruim, mesmo que seja apenas um, já é demais”.
“Nós observamos o bullying e o assédio, e filtramos todos esses tipos de coisas, e eu diria que, nos bastidores, a análise contínua até, se necessário, entrarmos em contato com as autoridades.”
Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA: Menina de 10 anos é sequestrada por homem que conheceu em jogo online no site CNN Brasil.